Fontes de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CECI – Cento de Ciências Econômicas, Contábeis e de Comércio Internacional

Trabalho Sociologia das Organizações

Fontes de Energia

Alunos: Eduarda Indicatti,, Felipe Mattioda, Gabriela Arcaro, Rafael Luís Meneghini, Tatiana Slongo e Vanessa Rech
Disciplina: Sociologia das Organizações/ 38-39
Professor: Sergio Faoro Tieppo
Introdução
    

As fontes de energiarenovável são aquelas em que os recursos naturais utilizados são capazes de se regenerar, ou seja, são considerados inesgotáveis, diferente de fontes não - renováveis como o petróleo.

Os principais recursos naturais utilizados na obtenção de energia limpa são:
• O Sol: energia solar
• O vento: energia eólica
• Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica
• Os mares e oceanos: energiamareomotriz e energia das ondas

Em contrapartida, veremos também, alguns exemplos de energia não renovável, como:
• Energia termoelétrica
• Energia Nuclear

E ainda existem os combustíveis renováveis, os quais ganharam muito destaque nos últimos anos. Os combustíveis renováveis são combustíveis que provem de matéria-prima renovável para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para afabricação do álcool e também de vários outros vegetais como a mamona e girassol utilizados para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações.
A humanidade desloca-se em ritmo descontrolado rumo a novas catástrofes ambientais, problemas ecológicos e o aquecimento global. O aproveitamento dos recursos naturais demaneira correta é o mais importante passo para que possamos reverter este quadro.
Neste trabalho desenvolveremos as principais fontes de energia elétrica utilizadas no Brasil, demonstrando o funcionamento, as vantagens e desvantagens

Matriz energética no Brasil

O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado com 45,3% de sua produção proveniente de fontescomo recursos hídricos, biomassa e etanol, além da energia eólica e solar. As usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de mais de 75% da eletricidade do País. Vale lembrar que a matriz energética mundial é composta por 13% de fontes renováveis no caso de Países industrializados, caindo para 6% entre as nações em desenvolvimento.
[pic]

Energia Solar

A Energia solar é adesignação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.
No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m² de energia, medição feitanuma superfície normal (em ângulo reto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é refletido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível e luz ultravioleta.
As plantas utilizam diretamente essa energia no processo de fotossíntese Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveisminerais. Existem técnicas experimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar em uma reação química de modo similar à fotossíntese vegetal, mas sem a presença destes organismos.
A radiação solar, juntamente com outros recursos secundários de alimentação, tal como a energia eólica e das ondas, hidroeletricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renováveldisponível na terra. Apenas uma minúscula fração da energia solar disponível é utilizada.

Vantagens da energia solar

▪ A energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.
▪ As centrais necessitam de...
tracking img