Fontes de energia: hoje x futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO FUNDAÇÃO BRADESCO – GRAVATAÍ/RS





Danubia da Cunha, 13;

Deise Prestes, 14;

Kimberli Suellen, 27;

Melina Medeiros, 36.





FONTES DE ENERGIA: HOJE X FUTURO







Projeto de Pesquisa apresentado ao Colégio Fundação Bradesco Gravataí como requisito parcial para avaliação bimestral de metade dos componentes curriculares.Orientador (a): Moacir.











Gravataí

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. PROBLEMA 3

3. HIPÓTESES 4

4. OBJETIVOS 5

5. JUSTIFICATIVA 6

6. FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS 7

6.1. Combustíveis fósseis – Usina Termoelétrica 7

6.2. Combustíveis Nucleares – Usina Nuclear 8

7. FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS 11

7.1. Água – Usina Hidrelétrica11

7.2. Vento – Usina Eólica 13

7.3. Sol – Placas Solares 14

7.4. Resíduos Orgânicos – Biomassa e Biodiesel 15

7.5. Vulcões e Fontes Termais – Energia Geotérmica 18

7.6. Mar - Energia Maremotriz 19

7.7. Energia do Hidrogênio 19

8. PESQUISA DE CAMPO 22

9. ANÁLISE DE DADOS 23

10. METODOLOGIA 27

11. CRONOGRAMA 28

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 281. INTRODUÇÃO

Desde os tempos primórdios a energia está presente em nossas vidas.

A radiação solar que mantém a Terra aquecida, produzida a partir de reações nucleares dentro do núcleo do Sol, é a principal fonte que nos mantém vivos. Porém, apenas o sol não é o suficiente: nosso corpo necessita de um combustível para se manter em pleno funcionamento, que obtemos através da alimentação.Em algum momento da história, os hominídeos descobriram e aprenderam a utilizar o fogo. Tal que facilitou ainda mais nossa existência, nos protegendo de presas e nos aquecendo em épocas frias, assim como, cozinhando os alimentos, diminuindo a perda de dentes e alguns riscos de doenças.

Com a contínua evolução biológica e das sociedades, que se tornaram mais complexas, foram surgindo novasnecessidades. Da lareira em casa às fábricas na Revolução Industrial, em que utilizavam a queima do carvão como combustível que, apesar de trazer consigo efeitos nocivos à natureza, como a chuva ácida, foi um grande avanço para o mundo.

O homem, em incessante evolução, não se deteve nestas fontes de energia. O constante uso do petróleo na criação de novos combustíveis como gasolina e queroseneé a mais utilizada. As antigas rodas d’água, que geravam energia elétrica a partir da força do fluxo da água - energia cinética -, se tornaram grandes usinas hidrelétricas; os moinhos de vento, que se utilizavam da força dos ventos, hoje são grandes usinas eólicas. A energia nuclear, obtida através do calor do urânio enriquecido, que aquece a água e o vapor movimenta turbinas, também é um grandeavanço.

Entretanto, muitas das fontes de energia utilizadas atualmente prejudicam o meio ambiente. Como os efeitos nocivos tem crescido continuamente, foi gerada uma preocupação maior com a natureza e a nossa qualidade de vida. A partir desta preocupação, cada vez mais são estudadas novas formas de obter energia limpa, as chamadas fontes renováveis que já são utilizadas – hidrelétricas eeólicas, entre outras -, mas precisam ganhar mais força ainda. Uma das maiores tendências é o biodiesel, combustível biodegradável do Brasil.

A intenção é que contornemos todo o mal que causamos no meio ambiente e vivamos um futuro consciente, em que evolução não seja sinônimo de destruição.



2. PROBLEMA

2.1. Atualmente, quais são as fontes de energia utilizadas no mundo?

2.2. Asprincipais fontes atuais permanecerão sendo as mais utilizadas futuramente, ou há previsão de novas alternativas mais eficientes e/ou que ofereçam menos riscos à saúde e ao meio ambiente?







































3. HIPÓTESES

3.1. Entre as fontes de energia mais utilizadas e mais conhecidas atualmente, estão o petróleo, substância oleosa e...
tracking img