Fonte de heron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Civil
Relatório de T.I.D




Relatório da fonte de HeronSalvador – Bahia
2012



Relatório da fonte de HeronProjeto de pesquisa apresentado
Com o requisito de avaliação da disciplina de T.I.D do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências.Orientador: Professor Marcelo Otero




Salvador – Bahia
2012


Índice
1. Introdução
2. Objetivo
3. Material
4. Procedimento experimental
5.Resultado
6. Conclusão
7. Referências bibliográficas
8. Anexos
9.1. Fundamentação teórica do funcionamento da fonte


Introdução
Neste trabalho, vamos montar a bomba d'água a fonte de Heron (Perelman, 1975) que consiste de um aberto e dois esféricos fechados: o primeiro, que chamamos de A,totalmente aberto à atmosfera e os outros dois fechados, que chamamos de B e C, um dispositivo que permite levar água de um reservatório “A” até outro reservatório “B” em um ponto mais alto. Isso é possível devido à diferença de pressão entre o reservatório “B” e o reservatório “A”. Essa diferença é gerada pelo escoamento d'água em um terceiro reservatório “C”, que está isolado e ligado a “A” através deuma mangueira. Assim o funcionamento do experimento deve-se a dois fatores: a energia que você disponibiliza colocando a garrafa “C” sobre o suporte elevado (fornecendo energia potêncial ao sistema) e a pressão atmosférica.

Objetivos
Demonstrar que através desse simples aparato que por diferença de energia potencial entre as garrafas causa um fluxo do liquido deum reservatório para outro, fazendo com que ocorra um chafariz que ilustra alguns conceito da Hidrostática e Hidrodinâmica baseada nos princípios e nas leis.

Materiais
* 2 garrafas plásticas de 2L;
* Rolhas de borrachas ou cortiça;
* Recipiente de plástico (bacia);
* Cano de plástico (mangueira);
* 3 placas de madeira (81 cm x 10 cm);
* 3bastões de madeira (75 cm) e 3 bastões de madeira (81 cm).

Neste experimento, ligamos dois recipientes (garrafas plásticas), através de mangueiras. Devido aos diferentes níveis de altura dos recipientes temos uma diferença de pressão, que possibilita elevar a água de um reservatório A, até outro reservatório B, utilizando um reservatório intermediário C e um local para vazão de água D, em nívelmais baixo. O experimento se inicia quando a válvula v3 é aberta. A redução de pressão em C, devido ao escoamento d'água, também se dá em B que está ligado a C por mangueiras isoladas, fazendo com que a água seja “puxada” de A para B.



Procedimento experimental

1. A princípio colocamos uma certa quantidade de líquido no pote na parte superior da fonte (nível 1)...
tracking img