Fonologia - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia: MORI, Angel Corbera. Fonologia. In: MUSSALIN, Fernanda & BENTES, Ana Christina. Introdução à Lingüística – domínios fronteiras. São Paulo Cortez, 2001.


Resumo


FONOLOGIA


O autor inicia seu texto, com um primeiro item, comparando Fonética e Fonologia. Mas antes ele se refere ao lingüista suíço Ferdinand de Saussure, que para este a língua é um produtosocial, presente na totalidade dos membros de uma comunidade lingüística; por outro lado a fala é um fato individual, que representa uma realização concreta da língua num momento e lugar determinados. Menciona de início o objetivo da Fonologia que é o estudo dos fonemas como unidades discretas, distintivas e funcionais. Fonologia e Fonética são termos definidos, no texto, por três lingüistasrussos como “estudo do som ligado ao ato de fala com o termo Fonética, e o estudo relacionado com o sistema da língua como termo Fonologia”. Sendo os fones representados pela Fonética entre colchetes e os fonemas da Fonologia são representados entre barras inclinadas; [ ] e / /.
No subitem da comparação entre Fonética e Fonologia, Mori fala sobre a importância da fonologia, e define como um deseus objetivos como relacionado com o desenvolvimento de ortografias. E cita o exemplo de que muitas ortografias foram criadas para línguas sem tradição escrita, com base somente nos princípios da análise fonológica. É mostrado que os sistemas de escritas não acompanham o desenvolvimento dinâmico da língua oral, daí essa diferença entre a fala e a sua representação gráfica, resultado em problemasortográficos no momento de se escrever. Ainda, para Mori, o professor deveria conhecer o sistema fonológico da língua para poder explicar sobre os problemas de ortografia, sendo que a falta de conhecimento do professor em relação aos sistemas fonológicos não proporcionam um ensino proveitoso.
A seguir, é descrito o fonema; cuja função é determinar a diferença de significado de uma palavra emrelação a uma outra. É exemplificado, com a diferença entre [´kasa] “caça” e [´kasa] “casa”, as unidades /s/ e /z/, são o que permitem diferenciar significados, os fonemas. Estes que são indivisíveis. O autor cita Bloomfield que definiu o fonema como “unidades mínimas de traços fônicos distintivos”; cita também Gleason, que define o fonema como uma classe de sons que são (a) foneticamentesemelhantes e (b) mostram determinados esquemas de distribuição, dependendo das características de cada língua ou dialeto. Mori conclui que toda língua tem um número restrito de sons cuja função é diferenciar o significado de uma palavra em relação à outra. Os sons que exercem esse papel chamam-se fonemas e ocorrem em seqüências lineares, combinando-se entre si de acordo com as regras fonológicas de cadalíngua.
Num subitem é mostrada a identificação de fonemas. Se dados dois fones, e se a substituição de um pelo outro resultar numa diferença lexical, então esse fones podem se considerados como fonemas. E refere-se ao teste dos pares mínimos, que serve para a análise fonológica tradicional; a partir dele os fones serão considerados fonemas se forem responsáveis pela mudança de significadodas palavras dadas. No texto também, são definidos os Alofones, que são as diferentes realizações fonéticas de um fonema; que ocorrem somente em determinados contextos fonológicos, posição na palavra, qualidade dos segmentos contíguos, condicionamentos supra-segmentais como acento e tom. Também, é mencionada a distribuição complementar, que é o critério principal para agrupar os alofones comovariantes de um fonema. Esta se fundamenta no princípio de que “os sons tendem a ser afetados por seus contextos lingüísticos” (Pike, 1947). Esses contextos incluem: efeitos dos sons vizinhos, a posição de ocorrência em unidades maiores (sílaba, sintagmas, palavra), o efeito de elementos supra-segmentais (acento, tom) e informações de índole lexical e gramatical (palavra simples, compostas,...
tracking img