Fonologia é a área da lingüística que estuda o sistema sonoro de uma língua, embora, muitas vezes, ela seja confundida com outro campo de atuação da Lingüística, a Fonética.

Enquanto aquela sepreocupa em descrever como funcionam os sons de uma língua, esta última estuda a origem física da produção e da percepção dos sons da fala sem interesse no significado.

É importante estabeleceralgumas diferenças entre o alfabeto fonológico português e o espanhol. A saber:

No artigo "A abordagem Fonética, Fonológica e Semântica sobre a importância do Estudo da Língua Espanhola no Brasil", oautor Marcelo Mario Amendolara faz uma citação de Ramírez (2006) em que aponta as diferenças básicas entre o quadro vocálico português e o espanhol. Enquanto no sistema vocálico português existem vogaisorais e nasais, a depender de como se posicionem em uma sílaba, podem se classificar em abertas e fechadas, no sistema vocálico espanhol "não existem vogais abertas com distinção fonológica, emborafoneticamente haja realizações com maior ou menor abertura vocálica". "A nasalização tampouco ocorre em espanhol, ao menos com valor fonológico".

Já com relação ao quadro consonantal, "ambas possuemfonemas que não são comuns às duas, embora a fonologia portuguesa se apresente mais rica e, por tanto, mais complexa."

Essas diferenças se fazem necessárias na aplicabilidade prática de seucontexto.

Em um grupo do 5º ano, por exemplo: no primeiro dia de aula, o professor lhes pede que leiam um texto sobre Trânsito, sendo que, o alfabeto espanhol, não lhes foi apresentado. É muito comum queeles produzam os sons das palavras associados aos sons do alfabeto português. Pronunciem "coxe" (coche) ao contrário de "cotche" (coche). Isso de deve ao fato de essas duas línguas apresentarsonoridade lingüística muito próximas.

Outro ponto de confusão entre os nativos do português diante do espanhol é a estruturação verbal do idioma em questão. Nesse caso, o problema se torna ainda maior,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 12). fonologia da língua espanhola. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fonologia-Da-L%C3%ADngua-Espanhola/45168589.html

MLA

"fonologia da língua espanhola" TrabalhosFeitos.com. 12 2013. 2013. 12 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fonologia-Da-L%C3%ADngua-Espanhola/45168589.html>.

MLA 7

"fonologia da língua espanhola." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2013. Web. 12 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fonologia-Da-L%C3%ADngua-Espanhola/45168589.html>.

CHICAGO

"fonologia da língua espanhola." TrabalhosFeitos.com. 12, 2013. Acessado 12, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fonologia-Da-L%C3%ADngua-Espanhola/45168589.html.