Fonoaudiologia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Fonoaudiologia Aplicada

Nomes: Héctor Gerardo González

Conceitos:
Comunicação- quando existe a transmissão de uma mensagem de forma clara de um emissor para um receptor.
Acomunicação dá-se em 4 diferentes níveis, os quais são:
1º Nível (0 à 2 meses): durante este período a criança não quer comunicar nada, ela apenas reage a estímulos externos, portanto não há intenção decomunicação.
2º Nível (2 à 8 meses): Começa a surgir o interesse em se comunicar, porém, ele ainda não existe. Neste nível a criança percebe que tem linguagem.
3º Nível (8 à 12 meses): Comunicaçãopré-lingüística elementar. A criança compreende a influencia da fala, algo acontece quando ela emite um som.
4º Nível ( 1 à 2 anos): Comunicação pré-lingüística intencional convencional.

Linguagem-meios utilizados para realizar uma comunicação, sejam eles sonoros, escritos ou através de sinais. Esta linguagem é adquirida durante a nossa infância, normalmente até os cinco anos, por meio dacriação da imagem mental das palavras (significação) a partir da exposição ao seu referencial no mundo (aspecto semântico), e é influenciada por fatores culturais (língua nativa), sociais (vocabulário,sotaque,...), orgânicos neurofuncionais (lábio leporino, língua presa, ...) e psicoemocionais.

Além do aspecto semântico, a linguagem é formada também pela sintaxe, que está relacionada aestruturação das frases, morfológico, que diz respeito a estruturação das palavras, fonológico, ligado a articulação dos fonemas e pragmáticos, que é o uso social da linguagem, abrangendo o respeito aos turnos defala.

Voz- qualidade da emissão. Som através do qual nos comunicamos com pessoas ouvintes. Problemas nas pregas vocais podem causar um defeito nesta emissão, o qual chamamos de disfonia.Fala- É o aspecto fonológico da linguagem. Está relacionada a articulação dos fonemas.

Os transtornos relacionados à linguagem são:
Desvio fonológico e fonético: o desvio fonológico esta ligado a...
tracking img