Fono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fonoaudióloga
È a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana, que é a função neurológicamais complexa que o sistema nervoso pode processar, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica ecentral, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutução.
O fonoaudiólogo é umprofissional da saúde e atua em pesquisa, orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso e sistemaestomatognático incluindo a região cérvicofacial.
Este profissional tem a ampla autonomia, não sendo subordinado ou mero auxiliar de outras áreas do conhecimento ou especialidades, pode atuar sozinho ou emconjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, hospitais, centros especializados em diagnósticos, institutos gerais de perícia, centros de referência em saúde do trabalhador, como auxiliardo poder judiciário no âmbito das pericias judiciais que envolvem a área da audição, fala e linguagem, equilíbrio e demais áreas correlatas, nas esferas civil, trabalhista e criminal, em creches,escolas e comunidades.
Sua Origem: è uma ciência estudada de forma sistemática nas universidades em mais de uma centena de países do mundo e existe formalmente há mais de um século. A primeira referênciaformal é de 1990, quando a Hungria reconheceu a profissão e criou a primeira faculdade de Fonoaudiologia do mundo.
Quais as especialidades da Fonoaudiologia?
Cinco especialidades são hojereconhecidas pelo conselho Federal de Fonoaudiologia:
Audiologia: Por meio da audição é que se adquire, normalmente a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de...
tracking img