FONO E ESTETICAS A FAVOR DA BELEZA FACIAL

2917 palavras 12 páginas
111

FONOAUDIOLOGIA E ESTÉTICA: UNIDAS A FAVOR DA
BELEZA FACIAL*
SPEECH LANGUAGE PATHOLOGY AND ESTHETICS:
TOGETHER FOR THE FACIAL BEAUTY
Andréa Pires Takacs1
Virgínia Valdrighi2
Vicente José Assencio-Ferreira3

RESUMO
Objetivo: analisar a eficiência dos exercícios isométricos visando diminuir flacidez muscular, rugas e marcas de expressão.
Métodos: foi proposto para oito voluntários entre 31 e 66 anos, que não recebiam tratamento fonoaudiológico ou estético que realizassem seis exercícios isométricos para a musculatura da mímica facial, uma vez ao dia, por três meses, sendo fotografados antes e após o tratamento. Após o tratamento os voluntários responderam a um questionário indicando a realização dos exercícios propostos e se ocorreram melhoras na face. Foi solicitado a onze indivíduos que desconheciam o trabalho para que ordenassem as fotos tiradas antes e depois do tratamento. Resultados: observaram-se sinais de melhora na maioria. Os acertos na ordenação das fotos mostraram que todos os sujeitos apresentaram mudanças na face. Conclusão: a realização sistemática dos exercícios isométricos favoreceu a diminuição das rugas, marcas de expressão e flacidez facial, com variação do grau e localização da melhora. Descritores: face; rejuvenescimento; músculos faciais; estética; exercício; hipotonia muscular.

n INTRODUÇÃO
A face é a parte do corpo que mantém um relacionamento mais direto com o mundo. É principalmente através das expressões que o ser humano externa sentimentos e emoções como: preocupação, raiva, alegria, dor, angústia.(1)
A face atrai a nossa atenção desde que somos bebês e continua a nos fascinar por toda a vida. Quando nosso olhar é atraído por um rosto, o que nos chama a atenção? O que nos faz considerar aquela face harmoniosa, estética, bela? Utilizamos inconscientemente alguns critérios para considerá-la assim.
Um dos critérios estéticos fundamentais é o que divide a face em três segmentos iguais: da implantação dos cabelos ao

Relacionados