Fonética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma análise à recolha de um falante de origem açoriana a residir no Porto.

Carlos Fernandes
090731030@letras.up.pt
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)

1.Introdução

Umacaracterística patente em todas as línguas é o facto de não serem faladas da mesma forma por todos os seus usuários. Não é um sistema homogéneo, é um elemento que caminha conjuntamente com ahumanidade adaptando-se e reajustando-se ao longo do tempo e no espaço para satisfazer as necessidades de comunicação e expressão, individual e colectiva dos seus usuários.
São inegáveis as diferenças queexistem dentro de uma comunidade de fala. Basta pegarmos no nosso carro e avançarmos no espaço para constatarmos essas diferenças. Ou até mesmo gravamos uma conversa com o juiz do supremo tribunal euma outra com o nosso vizinho. Toda a língua é falada conforme uma série de factores sociais: se o falante é homem ou mulher, se vive no campo ou na cidade, se é jovem ou velho, se é rico ou pobre, seestudou muito pouco ou nada, o tipo de profissão, os grupos com os quais convive… Tudo isto interfere e condiciona com a fala do indivíduo.
“Língua é um sistema gramatical pertencente a um grupo deindivíduos. Expressão da consciência de uma colectividade, a língua é o meio por que ela concebe o mundo que a cerca e sobre ele age. Utilização social da faculdade da linguagem, criação da sociedade,não pode ser imutável: ao contrário, tem de viver em perpétua evolução, paralela à do organismo social que a criou”
(Celso Cunha, 1984)
Dentro deste segmento e tomando como ponto de partidaestas ideias, procurarei analisar a variação dialectal de um falante natural da Madeira mas a viver actualmente no distrito do Porto.

2. Transcrição fonética

Transcrição fonética

Ficha deIdentificação do Falante

Idade (em anos) na data da recolha: | Idade:42Ano de nascimento:1967 |
Sexo: | Masculino:Feminino: x |
Se não concluiu o ensino superior:Ano de escolaridade mais...
tracking img