fomulario fq

819 palavras 4 páginas
Biologia e Geologia

Observação do polipódio à lupa e ao microscópio

Índice:

1.- Introdução:

No seguimento da matéria lecionada na disciplina de Biologia (“Reprodução - Ciclos de Vida: Unidade e Diversidade”) foi efetuada a seguinte experiência onde se pretendeu:
Observar e identificar algumas estruturas relacionadas com a reprodução sexuada do polipódio;
Identificar e esquematizar as estruturas reprodutoras, observadas à lupa binocular e ao microscópio ótico;

Conhecer as funções dos diferentes órgãos.

“O polipódio, conhecido vulgarmente como feto, é bastante comum em Portugal, habitando preferencialmente locais húmidos e escuros. Estas plantas possuem um sistema vascular formado por tecidos condutores. A planta adulta é formada por um caule subterrâneo (rizoma) e folhas pinuladas – megáfilos.
O polipódio reproduz-se assexuadamente por fragmentação vegetativa do rizoma e sexuadamente através da formação de esporos, uma vez que os fetos não produzem sementes.

Reprodução sexuada no polipódio
O polipódio é um ser haplodiplonte com fases haplóide – geração gametófita – e diplóide – geração esporófita – bem desenvolvidas.
Na época de reprodução, desenvolvem-se soros na páginas inferiores das folhas. Os soros são grupos de esporângios, estruturas de cor amarela, multicelulares que, quando jovens, contêm células-mãe de esporos. As células-mãe de esporos sofrem meiose e originam esporos (células haplóides) – meiose pré-espórica. Após um período de maturação os esporos são disseminados, pelo vento e por animais, dispersando-se por grandes áreas. Ao encontrarem condições favoráveis cada esporo germina e forma, por mitoses sucessivas, uma estrutura multicelular, fotossintética e de vida independente (planta adulta), o protalo. O protalo é uma estrutura haplóide que funciona como gametófito onde se diferenciam estruturas pluricelulares, os anterídios – gametângios masculinos, e os

Relacionados