fomos maus akunos

1103 palavras 5 páginas
O livro fomos maus alunos publicado em 2003 da editora papirus e escrito por Rubem Alves e Gilberto Dimenstein.

Os autores são de gerações diferentes, viveram realidades distintas em termos de ambiente, costumes, família, religião. Mas há um importante ponto em comum entre eles, ambos tiveram a experiência da diferença, da rejeição no ambiente escolar.

O livro ”fomos maus alunos” é dividido em títulos e não em capítulos de costume, o livro ao todo contem 125 paginas e alguns dos títulos são: Travessia, A caixa e o brinquedo; “Vovô viu a uva”; A necessidade faz o sapo pular”; O que deu errado? Experiência de confluência; É melhor fazer sorteio; Presente do futuro; Decifra-me ou te devoro; O prazer da incógnita; Livros por quilo; As peças do quebra-cabeça; O aprendiz há mais tempo; Deimon; La vem os palhaços; O medo da incógnita; Experiências; Eu sei, estou aprendendo; Aprender errando.

O livro, Fomos Maus Alunos, é um diálogo dos autores fluido e bem humorado das próprias experiências do período escolar de cada um deles. Ainda na infância o que mais entediava os autores era a falta de realidade agrupada aos métodos de ensino em sala de aula. Tantas coisas importantes acontecendo no mundo como a guerra fria, a luta contra racismo e os professores insistindo em um aprendizado guiado por cartilhas com frases feitas.

Dimenstein relata que era julgado por todos (professores, diretores e até mesmo seus pais) como um mau aluno, um fracassado e que não teria futuro e até os coleguinhas o chamavam de Gil babão. Já Rubem Alves era um mau aluno, mas tirava boas notas apenas para passar de ano e para não decepcionar sua mãe. Alves sofria com as chacotas dos amigos por que havia se mudado de Minas Gerais para o Rio de Janeiro e tinha o “R” muito carregado no sotaque. Os autores tentam consolar os dramas do passado comparando as próprias trajetórias as de Mozart, Carlos Drummond de Andrade, Einstein entre outros que também foram maus alunos na infância.

De certo

Relacionados