Fome

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FOME NO MUNDO

É com todo o gosto que procedo à apresentação do documento "A fome no mundo. Um desafio para todos: O desenvolvimento solidário". Trata-se de um texto cuidadosamente preparado pelo Pontifício Conselho "Cor Unum", por indicação do Santo Padre João Paulo II. Mais uma vez este ano, na sua Mensagem Quaresmal, o Sucessor de Pedro se fez porta-voz de todos aqueles que não dispõem deum mínimo vital: "A multidão de famintos, constituída por crianças, mulheres, idosos, imigrantes, prófugos e desempregados, eleva para nós o seu grito de dor. Eles imploram-nos, à espera de ser escutados".
Este documento situa-se no caminho indicado por Jesus Cristo aos seus discípulos. A pessoa e a mensagem de Jesus centram-se, efetivamente, na revelação de que "Deus é amor" (1 Jô 4, 8), um amorque redime o homem e o resgata da suas múltiplas misérias para restituir a sua plena dignidade. No decurso dos séculos a Igreja deu inumeráveis expressões concretas a esta solicitude de Deus. Poder-se-ia apresentar a história da Igreja também como uma história da sua caridade para com os mais pobres, tendo como protagonistas os cristãos que testemunharam aos seus irmãos necessitados o amor deCristo que dá a vida pelo próximo.
Este estudo deseja contribuir para o empenho dos cristãos em partilhar as maiores dificuldades e carências dos homens de hoje. São de grande atualidade os temas aqui tratados: tanto na descrição da fome no mundo, como na apresentação das implicações éticas da questão, que dizem respeito a todos os homens de boa vontade.
A publicação assume especial importância naperspectiva do Grande Jubileu do ano 2000, que a Igreja se prepara para celebrar. O espírito do documento não se inspira em alguma ideologia, mas deixa-se guiar pela lógica evangélica, convidando ao seguimento de Jesus Cristo vivido no dia-a-dia.
Esperando que esta publicação possa contribuir para formar a consciência no exercício da justiça distributiva e da solidariedade humana, faço votos pelasua mais ampla difusão.
A fome gera fome
8. Nos países em vias de desenvolvimento, muitas vezes as populações que vivem duma agricultura de subsistência de muito fraco rendimento demasiado, passam fome no intervalo de duas colheitas. Se as colheitas anteriores já foram insuficientes, a penúria pode sobrevir e provocar uma fase incisiva de subnutrição: ela debilitará os organismos, pondo-os emperigo precisamente no momento em que serão necessárias todas as energias para preparar a próxima colheita. A carência compromete o futuro: comem-se as sementes, dilapidam-se os recursos naturais e aceleram-se a erosão, a degradação ou a desertificação dos solos.
Portanto, além da distinção entre fome (ou carestia) e subnutrição, há que mencionar a insegurança alimentar como um terceiro tipo desituação que provoca a fome ou a subnutrição, impedindo planificar e empreender trabalhos em longo prazo, para promover e obter um desenvolvimento duradouro16.
Os principais sintomas da fome são:
- seca;
- clima;
- pobreza;
- distribuição ineficaz de alimentos;
- crescimento desproporcional da população, em questão da capacidade de sustentação.
As principais conseqüências da fome são:
- aperda de peso;
- problemas de desenvolvimento no caso das crianças;
- crescimento da taxa de mortalidade.
A população mundial é de mais de 6 bilhões de pessoas, sendo que uma grande parte dessa população é vítima da fome, esta que por sua vez é provocada por diversos fatores, dentre eles: a má distribuição de renda, o desemprego e a educação (ou a falta dela) de má qualidade.No mundo inteiro,principalmente no Brasil, a desigualdade social é uma realidade vista a olho nu. Trabalhadores honestos ganham uma miséria que alguns ainda chamam de salário, enquanto que os políticos (um bom exemplo!) ganham por mês vários salários mínimos que um trabalhador honesto ganha e, além disso, há as viagens pagas com o dinheiro do povo, sem contar o dinheiro que é roubado pelos políticos!
Além disso,...
tracking img