Fome e pobreza como objectivos de Desenvolvimento do Milénio e sua relação com o desevolvimento pecuário

2301 palavras 10 páginas
Índice

Lista de Abreviaturas
FAO = Food and Agriculture Organization (Organização da Agricultura e Alimento)
ODM = Objectivos de Desenvolvimento do Milénio
PNUD =Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Vs = versus

I. Introdução
Desde a realização da conferência Mundial sobre Alimentação em 1974 organizada pela FAO, um órgão integrante da organização das Nações Unidas, os governos participantes comprometeram-se a dedicar esforços para garantir o direito inalienável de todo homem, mulher ou criança estar livre do risco da fome e da desnutrição para o desenvolvimento pleno de suas faculdades físicas e mentais (Domene, 2003).
A fome e a pobreza extrema atentam sobre o desenvolvimento de qualquer país, sobretudo os que se encontram em fase de desenvolvimento. Segundo o (PNUD, 1997), família pobre é aquela que vive com menos de um dólar americano por Dia.
Neste contexto, foram criados os ODM abrindo possibilidades para orientarem os planos de desenvolvimento dos países e os planos de investimentos das empresas e das pessoas. Sendo criados 8 objectivos com indicadores (instrumentos de avaliação que nos dão uma percepção sobre o andamento do projecto através de sinais e/ou Parâmetros) e metas bem definidos a serem alcançados até ao ano de 2015.
Estas metas deverão ser atingidos através de escolhas individuais e colectivas na procura de um mundo mais justo e solidário, um mundo que ofereça respeito, dignidade e qualidade de vida a todos (Tubino, 2007). O presente trabalho, abordará o estado do cumprimento do primeiro objectivo do ODM no mundo em geral e em particular em Moçambique, cuja meta é, reduzir a fome e a pobreza no mundo em 50% até 2015

II. Objectivos
a) Geral
Fazer uma revisão bibliográfica acerca da fome e pobreza, como objectivo número um, das estratégias do desenvolvimento do Milénio (ODM).
b) Específicos
Indicar as metas e os indicadores do ODM em relação a fome e a pobreza;
Descrever o balanço actual do

Relacionados