Fome no brasil: um problema grave

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO DIOCESANO SÃO JOSÉ – DIOCESE DE URUAÇU
FÁBIO PEREIRA BORGES


FOME NO BRASIL:
UM PROBLEMA GRAVE

URUAÇU-GO
2011

SEMINÁRIO DIOCESANO SÃO JOSÉ – DIOCESE DE URUAÇU
FÁBIO PEREIRA BORGES

FOME NO BRASIL:
UM PROBLEMA GRAVE

Artigo Científico Apresentado ao Seminário Diocesano São José – Diocese de Uruaçu, como requisito parcial para a obtenção do certificado do cursoPropedêutico sob a co-orientação do Prof. Andre Luiz da silva e orientação da professora Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite.

URUAÇU-GO
2011
FÁBIO PEREIRA BORGES

FOME NO BRASIL: UM PROBLEMA GRAVE

Artigo Científico Apresentado ao Seminário Diocesano São José – Diocese de Uruaçu, como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso Propedêutico sob a co-orientação do Prof.Andre Luiz da silva e orientação da professora Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite.

Banca examinadora

_________________________________________________
Orientadora

_________________________________________________
Co-orientador

_________________________________________________
Arguidor (a)

URUAÇU-GO
2011

Dedicatória

Dedicoeste artigo primeiramente a Deus, o Autor da vida; à Igreja Católica na pessoa do Dom Messias, bispo diocesano da Diocese de Uruaçu-Go por ter me acolhido com amor dando-me a oportunidade de viver esse chamado. Dedico ao Pe. José Fabio de Sena pela dedicação e carinho para com todos os seminaristas. Em fim a todos os formadores que tem contribuído na formação na pessoa da Prof.ª Cláudia BertosoVasconcelos Leite, aos meus irmãos seminaristas pelo apoio e a minha família por confiarem em mim.



















































“Garantir o alimento para todos, superando a miséria e a fome, exige de cada um de nós o encorajamento pessoal.”
(Documento da CNBB 69,2002, p.25 n°53)
FOME NO BRASIL:
UM PROBLEMA GRAVE

FÁBIO PEREIRA BORGES

RESUMO.
Este artigo científico busca entender a fome como um problema social. Gerada por uma desigualdade que provoca essa situação vergonhosa ao País. Problema causado pelo poder político, econômico e ideológico. Tais poderes reprimem e exploram a classe baixa em meio a uma abundância de alimentos, por outro ladoé visível a exportação de grãos aos países ricos. Isso mostra certo desinteresse pelas políticas públicas, ferindo a Constituição Federal que garante alimentação, saúde e outros direitos de todos dessa Nação. Mas infelizmente os produtos alimentícios acabaram virando uma pedra preciosa nas mãos da elite e se esquecem de que o alimento é direito de todos.

Palavras-chave: Fome, Brasil,desigualdade, produção alimentícia, políticas públicas.

INTRODUÇÃO

A fome é um problema causado pela desigualdade social. Esta afeta boa parte da população brasileira. Essa questão deve ser colocada em pauta e jamais esquecida, pois atinge não só as pessoas que vivem nesse drama, mas toda a sociedade. Diante de tal realidade percebe-se a desigualdade social em meio auma crescente produção alimentícia.
O Brasil é o maior país da America Latina em área territorial e sua diversidade climática favorece a fertilidade do solo, isso significa que ele é capaz de produzir excedentes alimentícios suficiente para toda a população. No entanto um terço de sua população vive em extrema pobreza. O que causa essa tragédia é a desigualdade social, a falta de políticaspúblicas que priorizem, sobretudo, o povo oprimido.
Os governantes têm criado vários programas sociais para tentar reduzir o número de famintos no país. As pesquisas feitas sobre o assunto revelam dados preocupantes. Nos últimos anos o Brasil tem conseguido exportar produtos alimentícios satisfazendo as exigências internacionais enquanto as necessidades do seu povo são esquecidas.
Um problema...
tracking img