Folkmarketin

2621 palavras 11 páginas
Universidade Federal da Paraíba.
Aluno: Marcos Paulo Barbosa Taveira Mat. 11213968
Professor: Severino Alves de Lucena Filho
Comunicação organizacional.

Festas juninas em Portugal
Marcas culturais no contexto do folkmarketing

A partir do novo cenário da contemporaneidade, várias transformações surgem nos mercados internacionais, nacionais, regionais e locais. Nesse contexto, surgem os estudos sobre as festas populares, no caso especifico a festa junina no nordeste do Brasil e a festa dos santos populares em Portugal, eventos nos quais as empresas públicas e privadas atuam.
O olhar do pesquisador: Severino A. Lucena Filho, somado às vivências e participação nas festas juninas, desencadeou um relevante problema de investigação: analisa e compreender a festa junina no Brasil e em Portugal. Brasil e Portugal são países festivos. Através das festas é possível conhecer o individual e o coletivo de uma sociedade, seus anseios, necessidades, desejos, e sua história.
O leitor percebe o quão as festas juninas, ao redor do mundo, sofreram transformações. Inicialmente possuíam um caráter religioso, onde a igreja mantinha o comando sobre o ritual e seu espaço físico. No percurso dessa escritura somos apresentados a algumas questões e suas consequentes respostas, movedoras da tese de pós-doutorado do autor.
As festas juninas, em seu percurso histórico, seja no Brasil ou em Portugal, saíram da ordem pré-estabelecida, quando de sua institucionalização, e enveredaram por caminhos diversos, metaforicamente um doce de fios de ovos, tecidas por elementos culturais, mercadológicas, religiosos.
Nesse contexto, buscamos captar no universo simbólico das manifestações dos santos populares significâncias de cunho mercadológico e institucional, geradas na diversificada cultural portuguesa e que são apropriadas pelas organizações públicas e privadas na edificação de seus discursos organizacionais junto aos seus públicos.
As festas podem apresentar variadas formas em função

Relacionados