Folheto sobre diabetes

O QUE É DIABETES
O diabetes é uma enfermidade que aumenta a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. Nosso organismo transforma em açúcar os alimentos que comemos. A insulina ajuda notransporte do açúcar do sangue às células do corpo, onde será usado como energia. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz suficiente, ou ainda a insulina produzida não funcionaadequadamente.

[pic]

QUAIS OS TIPOS DE DIABETES

• Diabetes do tipo 1 - ocorre com maior freqüência em jovens. É necessário tomar insulina através de injeção para suprir a falta ou a produçãoinsuficiente do corpo.
• Diabetes do tipo 2 - o corpo produz insulina, mas ela não funciona adequadamente. Atinge com maior freqüência os adultos com antecedentes familiares de diabetes e pessoascom excesso de peso. O diabetes do tipo 2 é controlado mediante um equilíbrio entre os alimentos, exercício físicos, controle de peso e, em alguns casos, medicamentos, sejam eles comprimidos ouinsulina.
• Diabetes Gestacional - é definido como qualquer grau de intolerância a glicose com seu início durante a gestação por causa de secreção dos hormônios placentários.

[pic]Lembre-se, o diabetes não tem cura, mas pode ser controlado com uma alimentação balanceada, com prática de exercícios físicos e com medicamentos.

Você pode ter uma vida normal e saudável mesmosendo diabético (a).

TRATAMENTO
• Medicamentos: Os comprimidos funcionam de diversas maneiras para ajudar a diminuir o nível de açúcar no sangue. Se você estiver usando comprimido, faça-o semprecom orientação médica. Saiba o que fazer se você deixar de tomá-lo. Não o tome junto com a próxima dose.

• Insulina: Se você usa insulina, aprenda a preparar a seringa e a injetá-lacorretamente, escolhendo lugares diferentes do corpo a cada aplicação para que a insulina seja bem absorvida. Se você aplica a insulina com a caneta, aprenda a manuseá-la corretamente.
[pic]

•...