Folheto de informação à pessoa com laringectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é uma Laringectomia total?

Após a operação Existe um conjunto de alterações que irão ocorrer após a operação. A respiração já não é feita pela boca e pelo nariz, mas sim por uma aberturapermanente no pescoço, cujo nome é traqueostoma.

No

início

parece

ter

perdido

o

paladar,

especialmente depois das radiações, contudo é A Laringectomia total é operação na qual seretira a laringe. geralmente uma coisa passageira e o paladar voltará progressivamente.

Por que a Laringectomia total tem que ser feita?

Devido ao novo trajecto do ar na respiração, o olfactodesaparece. Contudo, fazendo circular o ar entre a boca e o nariz vai conseguir ter uma ligeira percepção dos cheiros fortes.

A Laringectomia total é necessária por existir um tumor que afecta ascordas vocais (ou partes da laringe). Antes da operação Antes da operação a sua respiração era feita através da boca, que passava pela traqueia e ia até aos pulmões. A fonação já não é possível usando oar expiratório, mas pode ser adquirida uma voz de substituição, a “voz esofágica”.

Após a operação terá de ter cuidado quando tomar banho, visto que precisa de ter cuidado para que não entre águapelo traqueostoma. Certamente que irá encontrar uma maneira de se proteger. Poderá adoptar como estratégia baixar a cabeça ou tapar o traqueostoma com a mão.

A fonação (voz) é produzida pelavibração das cordas vocais, durante a expiração e modelada ao longo do tracto vocal.

Para que haja filtração do ar, dado que este agora entra pelo traqueostoma, é necessário a protecção do mesmo com umprotector de tecido, que irá reter igualmente qualquer

É importante manter a cânula limpa por questões higiénicas e para evitar que as secreções nela acumulada tragam dificuldades respiratórias. Afrequência da limpeza depende da quantidade de muco acumulado. Lembre-se que é por este orifício que você respira.
Fonte: Behlau (1999); APLV; INCA

secreção.

Porquê dos rastreios?

 

16...
tracking img