Folhelho betuminoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






FOLHELHO BETUMINOSO







SUMÁRIO



Definição 3

1. Minerais formadores 3
2. Modo de Formação 4
3. Principais Classificações 5
4. Observância de Afloramentos 6
5. Principais Ambientes de Deposição 8
6. Referências Bibliográficas 9Definição

O folhelho betuminoso é uma rocha oleífera sedimentar dentrítica, folheada, argilosa, de coloração escura, por vezes de cheiro desagradável, que pode conter proporções variáveis de substâncias betuminosas, substância formada por hidrogênio e carbono, e através de sua destilação pode se obter petróleo. Forma-se ápartir do soprapel acumulado em meio anaeróbio junto ao material argiloso. Substância formada por hidrogênio e carbono, e através de sua destilação pode se obter petróleo.
Pode ser marinho ou continental. Pelo aquecimento em retortas especiais produz um líquido semelhante ao petróleo, além de gases combustíveis e outros eventuais subprodutos, como o enxofre.
Quando as moléculas doshidrocarbonetos são grandes, muito alongadas, e por isso insolúvel nos solventes comuns, como o éter-de-petróleo, diz-se que o folhelho é pirobetuminoso, vulgarmente chamado de "xistobetuminoso".
O nome pirobetuminoso advém do fato de o material volátil ser liberado somente através do aquecimento.


Minerais formadores

Segundo Suguio (1980), a composição dos folhelhos em geralpode variar de acordo com a rocha à que estes estão associados, assim como a coloração, do vermelho amarronzado ao preto.
Os folhelhos normalmente derivam de dois tipos de ambientes: marinho (ricos em clorita e argilas do grupo da illita) ou de água doce (enriquecidos em montmorilonita).
A composição das rochas associadas pode variar bastante, sendo controlada pelo tectonismo ougeomorfologia da bacia sedimentar onde se encontram. Folhelhos ligados a grauvacas são micáceos ou cloríticos, associados a arcósios são ricos em caulinita, etc.
São constituídos de partículas de silte e argila. Os minerais siltosos são predominantemente os mesmos característicos de arenitos, ou seja, quartzo e feldspatos alcalinos, enquanto as partículas argilosas são silicatos, minerais deargila e cimento são precipitados quimicamente.
No caso dos betuminosos têm a cor causada por matéria carbonosa. São muito ricos em matéria orgânica de (3 a15%). Sulfetos, como a pirita, aparecem com frequência em sua composição mineralógica, e são raros os fósseis encontrados.


Modo de formação

Depósitos de folhelho são conhecidos do Cambriano ao Terciário. A maioria dosfolhelhos betuminosos do Paleozóico Inferior, como os depósitos devonianos da parte central e oriental dos Estados Unidos, é do tipo silicoso com características de deposição marinha. Os folhelhos são originados de rochas expostas ao intemperismo e erosão, sendo os sedimentos detríticos depositados em áreas baixas e planas dos continentes e dos oceanos. Com o acúmulo dos depósitos sedimentares, os maisantigos vão sendo soterrados em profundidade, ocorrendo a diagênese, ou litificação. A composição dos folhelhos pode variar de acordo com a rocha a que estes estão associados.
Em virtude da granulação muito fina, as rochas são muito suscetíveis a rearranjos mineralógicos, originando alguns minerais autigênicos, isto é, grupos de minerais formados durante a sedimentação ou na fase dediagênese precoce, podendo então indicar as condições físico-químicas dos ambientes de sedimentação. Esse rearranjo seria provavelmente a principal causa da litificação dos folhelhos.
O folhelho betuminoso forma-se a partir do soprapel acumulado em meio anaeróbio junto ao material argiloso. Resulta da decomposição de matérias minerais e orgânicas no fundo de grande lagos ou mares interiores....
tracking img