Folha de pagamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS Curso de Ciências Contábeis

Contabilidade II
Departamento de pessoal Folha de pagamento Parte I
Prof. Ms. João Rafael Alberton

Casca - 2012

Importância controlar a folha de pagamento
- Contábil

- Gerencial

Prof. João Rafael Alberton – Contabilidade II

1

Departamento de Pessoal
Para desenvolversuas atividades a empresa precisa de pessoas, as quais constituem os seus recursos humanos. Elas são fundamentais para que a empresa possa atingir seus objetivos (resultados). Mas, para que isso aconteça, as pessoas que compõem a organização precisam ser eficientes.

Prof. João Rafael Alberton – Contabilidade II

Departamento de Pessoal
Quanto mais eficientes, melhores resultados serãoalcançados pela empresa. De nada adianta dispor de ótimos recursos materiais (máquinas, equipamentos, dinheiro, etc.) e de excelentes recursos técnico administrativos (formulários, documentos, etc.), se ela não possuir recursos humanos capacitados e motivados a utilizá-los.

Prof. João Rafael Alberton – Contabilidade II

2

R H – FOLHA DE PAGAMENTO
Prof. João Rafael Alberton – Contabilidade IIJornada de trabalho
Jornada de Trabalho: A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 horas diárias, e de 44 horas semanais, correspondendo a 220 horas mensais, salvo casos especiais previstos em lei, facultada a compensação de horário e a redução da jornada de trabalho (Art. 58 CLT).

Prof. João Rafael Alberton – Contabilidade II

3 Salário - mínimo
É instituído pelo governo federal, anualmente. Nenhum empregado poderá receber menos que o previsto pelo saláriomínimo por trabalho executado nas horas regulares da empresa. Um empregado poderá receber menos que o salário-mínimo quando também trabalhar com carga horária reduzida, ou seja, receberá na proporção de sua carga horária, efetivamente trabalhada. É importante salientarque o trabalhador tem direito ao piso salarial regional, que é instituído pelo Estado, anualmente, que deverá ser obedecido pelos segmentos econômicos que o envolvem (CRC-RS).
Prof. João Rafael Alberton – Contabilidade II

Salários: Forma de pagamento
Ao se concluir determinado período de trabalho, seja ele semanal, quinzenal ou mensal, terá o empregado o direito de receber seu salário, sendoeste fixado em seu contrato de trabalho e inscrito na CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social. Note-se que o critério a ser adotado para a fixação do salário nada tem a ver com os intervalos que se pagam ao empregado. Exemplo: um empregado com sua base de cálculo em horas pode receber por mês. Sua base de cálculo é a hora, mas a forma de pagamento é mensal (CRC-RS).

Prof. João RafaelAlberton – Contabilidade II

4

Salário mensal
É estabelecido com base no calendário oficial, sendo apurado no fim de cada mês o valor a ser percebido pelo empregado, considerando mês, para todos os fins, o período de 30 (trinta) dias, não se levando em consideração se este mês tem 28, 29 ou 31 dias. Nessa forma de pagamento de salários, deverá o empregador pagar ao seu empregado até o quintodia útil do mês seguinte, sendo considerado o sábado como dia útil (CRCRS).

Prof. João Rafael Alberton – Contabilidade II

Salário quinzenal
É estabelecido com base em devendo o valor apurado ser pago até quinzena vencida, ou seja, os pagamentos 20 (vinte) do mês correspondente e no subsequente (CRC-RS). quinze dias do mês, o 5º (quinto) dia da serão efetuados no dia dia 5 (cinco) do mêsProf. João Rafael Alberton – Contabilidade II

5

Salário semanal
Tem como base a semana, devendo o valor ser apurado até o 5º (quinto) dia da semana vencida.

Salário comissão
A comissão é a forma de salário pelo qual o empregado recebe um percentual do produto cuja venda intermedeia. É sempre assegurada ao empregado a percepção de, no mínimo, um salário-mínimo ou piso salarial da...
tracking img