Folder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contexto Histórico


Arcadismo (meados do século XVIII – início do século XIX), período composto pelo desenvolvimento científico e filosófico, a expansão do conhecimento e o progresso urbano pormeio da industrialização. O cenário da época é o Iluminismo que cooperou com a criação da Enciclopédia, por D’alemberg, Diderot e Voltaire, em 1751, e com o reconhecimento da Lei de Newton. Nessemomento, devido à crise no ensino religioso e medieval que ocasionou a importação de docentes, a Universidade enfrentou a primeira fase de agitação e intensa atividade.


Características

O princípioreinante é a imitação de aspectos da antiguidade Greco-romana, o cultivo de uma poesia de pose, demasiadamente literária. Os poetas buscam um exílio na natureza (bucolismo), pois consideram a cidadeuma imagem de decadência e devassidão. Na poesia predominam a ânsia pelo equilíbrio, linguagem e temas simples, adoção de lemas latinos – carpe diem, Inutilia truncate, Fugere urbem –, a razão e aciência e os pseudônimos para tornar mais verossímil o “fingimento poético”.

Autor principal

[pic]

Manuel Maria Barbosa du Bocage, poeta português, nasceu em 17 de Setembro de 1766 em Setubal efaleceu em 31 de Dezembro de 1805 em Lisboa. Cursou na Academia Real da Marinha e logo após na Academia dos Guardas da Marinha. Em 1786 foi designado para servir na Índia, mas o seu temperamentoirrequieto levou-o a desertar dois anos depois para Macau, onde passou privações. No ano seguinte entrou para a Nova Arcádia, tempos depois foi expulso em virtude de ser contra o formalismo literário dasociedade. Como autor de “papéis críticos, sediciosos e ímpios” foi recolhido ao Limoeiro. Durante o encarceramento traduziu obras de Dellile, Florian, Rosset, Castel, Lacroix e outros, e as“Metamorfoses”, de Ovídio. Dotado de um talento invulgar, não era homem de grande cultura nem de grandes ideias, mas possuidor de uma viva imaginação e aguda sensibilidade.


Análise da obra


Em...
tracking img