Folder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaboração de projetos socioambientais 1 Oficinas para Elaboração de Projetos Ambientais

Realização INSITUTO SOCIOAMBIENTAL e APREMAVI

Pequeno Manual para Elaboração de Projetos

Junho, 2001

Elaboração de projetos socioambientais 2 1- NOÇÕES GERAIS “Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, com o fim de alcançarobjetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.” (ONU, 1984) A elaboração de um projeto requer entes de tudo um ambiente adequado para o desenvolvimento das idéias do grupo, requer tempo e paciência para que se possa trabalhar em conjunto, exercitando o respeito e o dom de ouvir o outro. A concentração e o espírito de grupo são dois elementos essenciais parase materializar boas idéias. Além disso, algumas variáveis tornam-se muito importantes neste processo, como a distinção do papel da liderança no grupo, descobrindo que o real líder reconhece os “talentos” individuais de cada participante, ajudando no desenvolvimento da criatividade e participação de todos, criando assim um ambiente de comprometimento com a missão coletiva criando um processodescentralizado. A capacidade técnica é outro fator fundamental para se obter resultados positivos, não adianta ter excelentes idéias se não há competência para desenvolver uma boa estratégia de como materializá-la. Muitas vezes nossas instituições não contam com especialistas em diferentes áreas, portanto será necessário buscar apoio junto a colegas, a outras instituições ou junto ao própriofinanciador. E por fim a criatividade e o comprometimento são virtudes para que se tenha ao mesmo tempo caminhos criativos para a realização das atividades propostas e comprometimento com o processo que se está criando.

“Elaborar projetos é uma forma de independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das idéias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia deum grupo, compartilhar a busca da evolução”. (Kisil R., 2001)

Elaboração de projetos socioambientais 3

ETAPA 1- A definição do projeto: O que queremos fazer?
O que é um Projeto? Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDÉIAS em AÇÕES. O documento chamado PROJETO é o resultado obtidoao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão buscados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados. A seguir descrevemos as etapas básicas para elaboração de projetos: ETAPA 1 - A definição do projeto: O que queremosfazer? ETAPA 2 – O Plano de trabalho: Como vamos agir? ETAPA 3 – O andamento do projeto: Como vamos avaliar, tirar conclusões e disseminar resultados? ETAPA 4 – O orçamento: Quanto vai custar o projeto?

A organização do projeto em um documento nos auxilia a sistematizar o trabalho em etapas a serem cumpridas, compartilhar a imagem do que se quer alcançar, identificar as principais deficiências asuperar e apontar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas. Já que é um processo participativo desde o começo, pois não se pode realizar soluções sem a participação de todos os envolvidos, o projeto se torna uma FERRAMENTA DE TRABALHO, um INSTRUMENTO GERENCIAL, um PONTO DE CONVERGÊNCIA de pessoas. Conceitualmente, o projeto é a menor unidade administrativa de qualquer plano ouprograma. Um bom projeto escrito tem que mostrar-se capaz de comunicar todas as informações necessárias e é por isso que, em geral, existem

Elaboração de projetos socioambientais 4 elementos básicos que compõem sua apresentação: o título (reflete o conteúdo da proposta), a equipe (pessoas responsáveis pela idéia e sua execução), a justificativa (definição clara do problema a ser tratado) com...
tracking img