Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ARNALDO MOREIRA DOUAT
Disciplina: Educação Física
Professora: Maria Isabel

FOLCLORE

Aluna: Morgana Neves Schuelter
3º Ano 2
Joinville 22/AGO/2011
FOLCLORE

O termo folk-lore foi criado pelo antiquário inglês, William John Thoms, que nasceu em 1803 e morreu em 1885. em 22 de agosto de 1846, William, usando o pseudônimo de Ambrose Merton, publica um artigo como título Folk-lore, na revista The Athenaeum, de Londres. Propunha o termo, como expressão técnica apropriada ao estudo das lendas, tradições e da literatura popular, tendo essa definição o significado de "a sabedoria do povo"
William John Thoms, como era antiquário, associou o folclore às antiguidades populares, e essa associação permaneceu, sob muitas formas, em diversos conceitos do folclore.Folk quer dizer povo, nação família; Lore  significa instrução, conhecimento, saber, portanto, Folk-lore ou Folclore quer dizer a ciência ou sabedoria popular.

"Folclore não é apenas folguedos e festas. É a história construída pelos anseios, aspirações e esperanças de um povo, é uma linguagem na qual se manifesta a unidade que mobiliza multidões, que busca a sua verdade na identificação dacidadania, preservando seu valores e mantendo vivas suas raízes através das gerações"
Claudia Mª Assis Rocha.

Entende-se hoje por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes.
O folclore assume grande importância nahistória de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida e aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aosoutros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade.
Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes. É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore. E em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve sercomemorado em 31 de outubro. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.

TROVAS

  Naturalmente tudo tem um autor, foi feito por alguém, pela primeira vez, mas o nome desse alguém, desse autor, se perdeu através dos tempos, despersonalizando-se, assim, a autoria. A aceitação coletiva, é aaceitação do fato pelo povo e é essa aceitação que despersonaliza o autor. O povo, aceitando o fato, toma-o para si, considerando-o como seu, e o modifica e o transforma, dando origem a inúmeras variantes. Isto aconteceu, por exemplo, com uma estrofe de Barreto Coutinho, de um poema chamado “Mãe”, publicado num jornal do Recife em 1912. A característica da transmissão oral também é observada, pois osantigos não dispunham de outros meios de comunicação. Provérbios, parlendas, simpatias, receitas. Sendo que remata a tradicionalidade e principalmente a funcionalidade, pois tudo o que o povo faz tem uma razão, um destino, uma função. O povo nada realiza sem motivo, sem determinante estritamente ligada a um comportamento.
Exemplo de trovas:

“Saltando apenas num pé,
negrinho, maroto e arteiro,
osaci, nada mais é,
que o capeta brasileiro…”
Carolina Ramos.

“É possível que aconteça:
Seja folclore ou novela,
tanta gente sem cabeça…
por que não mula… sem ela?”
Carolina Ramos.

“O Boto do igarapé,
ao ver as cunhãs no banho,
se põe de “zoreia” em pé
e um “zóio” deste tamanho!”
Durval Mendonça.

“Negrinho do Pastoreio,
já não creio mais em ti:
pois foi saudade que veio
em...
tracking img