Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os fatos folclóricos caracterizam-se pela diversão nas atividades: os jogos, brinquedos e brincadeiras são atividades básicas contribuem para o desenvolvimento físico, motor,emocional e social do indivíduo. A infância é a idade das brincadeiras. Através delas, a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares. Abrincadeira folclórica contém uma série de valores que, através do tempo, foram sendo selecionadas de forma natural por diversas gerações, guardando relações de ajustamento à épocae ao meio.
O aprendizado dessas brincadeiras contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento infantil. Sua relação com a construção da oralidade e da escrita éinevitável, pois proporciona um resgate do contexto real da criança e de seus familiares.
O folclore ainda não é visto como parte da vida de todos nós. Há uma certa resistência emaceitá-lo, pois, além de ser visto como uma curiosidade, é considerado por boa parte dos indivíduos como um atraso. A idéia que se tem é de que o mesmo é algo do passado, que conserva oscostumes, tradições e lendas de um povo. Ele não é analisado como um imenso leque de temas que fazem parte da nossa cultura, uma cultura que está em constante processo detransformação.
Precisamos mudar esta realidade e partirmos do pressuposto de que o folclore é uma cultura viva e dinâmica, que faz parte do nosso cotidiano, embora muitas vezes passedespercebido e seja visto somente nos aspectos ligados a superstições e crendices. Ele se estende a muito mais do que isso: podemos encontrá-lo na linguagem, nos gestos, no lúdico,nas vestimentas, na literatura, na medicina. Seu campo é muito vasto. E é a partir dessa amplitude que o professor deve apropriar-se do folclore e levá-lo para a sua sala de aula.
tracking img