Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

Rosária Pita Telles Tamy
Joilque de medeiro silva santos
Fabiana alves pereira de barros
maria marcia maia da silva mariano
michele alves rangel de almeida













os bois pintadinhos da região
















Campos dos Goytacazes
2013


Rosária PITA tELLES tAMY
Joilque de medeiro silvasantos
fabiana alves pereira de barros
maria marcia maia da silva mariano
michele alves rangel de almeida












os bois pintadinhos da região












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do trabalho pedagógico nos anos inicias do ensino fundamenrtal: Reflexão e Pesquisa; Ensinode Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física Escolar; Seminário VI.
Profs:Sandra Rampazzo, Marilzete Steinle, Juliana Fogaça Sanches Simm e Suhellen Lee.
Tutora eletrônica: Vanessa Salton vieira.
Tutor(a) de sala: Evellyn Barbosa Maciel Terra





Campos dos Goytacazes
2013

Tema: A cultura dos bois pintadinhos do município de Cardoso Moreira
Identificação: Turma do 1º ano doensino fundamental
Ano de 2013
Escola: Pedacinho do Céu
Turno:Manhã - Área rural

Introdução
Na década de 30 e 40 nascia na comunidade de Cardoso Moreira, a cultura dos Bois Pintadinhos, o mais interessante que essa cultura nasceu através de brincadeiras de crianças.
Os boispintadinhos foram ganhando forças e cada comunidade tinha o seu era grupos formados por adultos, jovens e até crianças, a brincadeira tornou-se uma cultura popular do município. A parti daí esses grupos saiam pelas ruas fazendo a alegria da criançada, esses grupos eram formados por 1 boi pintadinho, 2 mulinhas, 2cavalinhos , uma boneca de pano e um boneco, além das pessoas que tocavam os instrumentosmusicais.
Com o crescimento da cultura dos bois pintadinhos começaram as disputas para ver qual era o mais bonito e mais arrumado, foi quando passaram a sair com os blocos somente no carnaval, por que, a opinião publica era quem cada o título de melhor na época, tudo muito simples e com isso gerava o interesse dos grupos em melhorar cada vez mais os bois pintadinhos.Hoje infelizmente não é mais assim, com o passar dos anos a tradição dessa cultura ficou mesmo so nas famílias de quem ama as tradições culturais e deram continuidade passando de pai pra filho, ainda assim, nas décadas de 60 e 70 existia pessoas nas comunidades que nunca deixaram de desfilar nas mulinhas e bois e tornaram se pessoas indispensáveis dentro dessa cultura.
Com omunicípio de Cardoso Moreira dando o apoio cultural a esses grupos, conseguimos manter viva a cultura dos bois pintadinhos , mostrando para as novas gerações. Bois pintadinhos das seguintes comunidades Cardosense:
-Boi Flamengo- centro da cidade;
-Boi do cachoeiro-cachoeiro;
-Boi chupa mais não baba- Novo mundo;
-Boi Esperança- Taquarassu;
-Boi pimenta-Outeiro.
Por muitos anos esses cinco grupos debois pintadinhos colaboraram com a cultura do nosso municipio. E hoje infelizmente só um grupo para demostrar essa cultura o Boi “chupa mais não baba” . A cultura popular tem sempre essa dificuldade em manter viva as tradições, porque hoje a tecnologia faz com que as crianças e jovens se afastam dessas tradições culturais, só nos resta tentar a valorização cultural dentro das leis federais ,estaduais e municipais com participação ativa em conferencias para que no futuro essas culturas não sejam vista somente atraves de internet ou figuras ilustrativas em um livro , para que esses grupos ainda possam estar mostrando a arte cultural que veio dos antepassados nordestinos.
Preservar a cultura popular dos bois pintadinhos, tornou-se hoje uma obrigação do nosso município....
tracking img