Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO


INTRODUÇÃO


FOLCLORE SUDESTE

➢ DANÇAS

➢ FESTAS

➢ RITOS

➢ MITOS





CULINARIO SUDESTE

➢ MINAS GERAIS

➢ ESPÍRITO SANTO

➢ SÃO PAULO

➢ RIO DE JANEIRO


PRATOS TIPICOS DA REGIÃO SUDESTE


TUTU DE FEIJÃO


POLENTA FRITA COM QUEIJO


BAIÃO DE DOIS


PÃO DE QUEIJOINTRODUÇÃO

O Folclore  é um conjunto de várias histórias tidas como mitos ou lendas, pois nunca ninguém conseguiu provar sua existência, porque são histórias muito antigas que são passadas de geração para geração. Essas histórias são muitas absurdas e inacreditáveis, que saíram da imaginação de nossos antepassados, principalmente dos que viviam no interior do Brasil. O folclore é tãoimportante para o Brasil, que algumas lendas deram origem à festas que são realizadas no país inteiro.

Essas histórias são transmitidas através dos séculos, sua principal característica é unir fatos históricos e reais com a fantasia, tornando a lenda ou mito histórias impossíveis.

Em resumo, o Folclore é uma parte da cultura brasileira, na qual possui até um dia especial, que é 22 de agosto,dia em que acontecem diversas comemorações para lembrar essas histórias engraçadas e ao mesmo tempo assustadoras. 









Folclore Sudeste

O folclore da região sudeste do Brasil, assim como sua parte econômica, é bastante rica. Apesar de conter vários mitos e lendas que são comuns em outras regiões brasileiras e até em outros países (como é o caso do lobisomem) a cultura populartambém tem mitos regionais. Os costumes folclóricos da região incluem dança, seres misteriosos e festas marcantes. O maior exemplo de festa símbolo da região é o carnaval, que tem forte presença no Rio de Janeiro e em São Paulo. Minas Gerais e Espírito Santo também são focos culturais, com danças e mitos característicos da região.

   Um ponto a ser destacado é que há uma forte influência da culturaafra no folclore dessa região. Isso se deve ao fato de que, na época da escravidão, os centros comerciais e as grandes plantações das fazendas que os negros trabalhavam se situavam nesse local. Os seus costumes e ritos acabaram sendo incorporados pela cultura popular.

• Danças - Começando pela dança, de uma forma geral, a dança da cana-verde, a quadrilha e o fandango são as praticadas emtoda região. A quadrilha tem destaque por estar vinculada à festa nacional de São João. A origem da quadrilha é inglesa, no século XVIII.  No Brasil, a dança é puxada por um animador e os casais vão agindo segundo as instruções dadas pelo animador. Uma curiosidade dessa dança é que, em alguns históricos, a quadrilha é uma dança em que pessoas tipicamente urbanas se vestem e agem de forma aridicularizar pessoas residentes do campo.
Ainda há outras danças são típicas da região, com mais presença em alguns estados isoladamente. É o caso do batuque (SP, MG e ES), catira (SP e MG), caxambu (MG, RJ), ciranda (RJ), dança de São Gonçalo (MG, SP), dança do tamanduá (ES), fandango (SP), jongo (MG, SP) e Mineiro-pau (MG, RJ). Vale destacar também a grande quantidade de danças típicas doEspírito Santo que, entre muitas, estão: a dança alemã bate flechas, dança açoriana, congo e a tradicional capoeira.

• Festas - Muitas são as festas características da região sudeste. Dentre elas, o carnaval é  a mais famosa. Assim como a quadrilha, ela é uma festa de caráter nacional. O sudeste, no entanto, tem grande tradição nessa festa, sendo que, nos desfiles das escolas de samba, Rio deJaneiro e São Paulo são destaques nacionais. Também em Minas Gerais e no Espírito Santo se fazem grandes carnavais, só que mais voltados para os de rua. Ele nasceu na Grécia, entre os anos 600 e 520 A.C. Mas tomou uma forma mais parecida com a que conhecemos em Roma. Apesar de muitas controvérsias que existem sobre a origem dessa festa, o que já se sabe é que o Brasil, hoje, é país com o carnaval...
tracking img