Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Folclore

06/03/2012 Professor: Raul



Unidade I



O que folclore?

A cultura divide-se em 02 correntes.

Erudita => De caráter acadêmico são as artes plásticas, as pinturas, as esculturas, a arquitetura, o teatro a música e a dança.



Popular => Sãomanifestações que expressão elementos artísticos sem influência acadêmica, e são tradições culturais transmitidas de forma oral pelo povo.



O termo folclore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. O antropólogo inglês William John Thomas, utilizou 02 vocábulos FOLK – que quer dizer POVO e LORE – que quer dizer SABER. Com a junção dos dois formou-se a palavra folclore quequer dizer, o saber do povo, o saber popular, a sabedoria popular, não transmitido através de escolas e nem livros e sim por imitação ou por força de tanto ver e ouvir.




Unidade II

Características de um fato folclórico – 05 características:

1 – Anonimato – não ter autor conhecido;

2 – Transmissão oral – passado de boca em boca;

3 – Tradicionalidade – geração em geração;

4 –Aceitação coletiva;

5 – Funcionalidade – o porque do fato.



Unidade III

A formação do folclore brasileiro

O folclore do nosso país é riquíssimo, um dos mais ricos do mundo. Para sua formação colaboram principalmente os elementos índio + branco + negro = BRASIL.

Influencia:

Índio => influência pouco acentuada

Branco => influência bem acentuada,predominante

Negro => influência bem acentuada mais não predominante.






13/03/2012

1 – O índio

Era o índio o dono da terra do Brasil a teoria generalizada aponta o norte da Ásia como seu ponto de origem e o estreito de Behring como porta de entrada do continente americano.

Neste longo período, conviveu, conheceu, explorou e se utilizou dos produtos naturais,descobrindo as riquezas da fauna e da flora brasileira.




2 – O branco

Esta é a mais importante das heranças éticas presente na cultura brasileira.

Pode-se citar três valiosíssimas contribuições:

A nossa língua, o cristianismo católico e a predisposição ao multirracismo.




3 – O negro

Desde o alvorecer, dos tempos e como consequencia da expansão marítimaportuguesa foram os africanos aprisionados e comprados para atender às necessidades de mão de obra da colônia.




Unidade IV

Manifestações folclóricas brasileiras



O folclore esta inscrito em todos os setores da sociedade brasileira. Essas heranças culturais herdadas dos elementos formadores fazem parte do nosso dia a dia, e são campos de ação que se apresentam através dediferentes manifestações, tais quais:

1 – Usos e costumes

É a forma de ser e de viver de um povo de determinada lugar, cujo maior referencial é o seu comportamento repetitivamente como um costume usual, habitual que se baseia no modo de ser e de viver de uma sociedade.

Ex: Vestimenta, culinária, mutirões, o modo de se expressar os rituais de passagem (festa de 1 e 15 anos, casamento).20/03/2012

2 – Medicina popular

Tradicionalmente a saúde sempre foi um problema no país. No período colonial, enquanto as regiões mais ricas (as áreas urbanas) mantinham médicos, as mais pobres resolviam seus problemas de saúde com os chamados boticários.

Mas, foi com o indígena e com a experiência dos negros, sobretudo as mulheres, que as soluções de saúde se tornaram maiseficazes para as classes menos favorecidas. Este conhecimento das plantas medicinais trazidas pelos portugueses, das mais variadas partes do mundo, foi repassado de geração em geração, originando o costume de sanar doenças por meios de recursos naturais.

Nos mercados municipais das maiores cidades, as barracas de plantas e raízes medicinais são comuns, atraem a curiosidade dos turistas e...
tracking img