Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório sobre Folclore

O Folclore é uma ciência considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.

A caracterização do folclore se dá pelas seguintes características:

1. Anonimato (Não te autor conhecido)

2. Aceitação coletiva

3. Transmissão oral

4. Tradicional idade

5. Funcionalidade

Deve-se lembrar que o folclore não é umconhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antigüidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet.

Devido ao seu caráter dinâmico e representativo da sociedade brasileira como um todo e também local, é de suma importância o estudo e a compreensão do folclore nainfluência e construção dos valores que cerceiam a estrutura da Música Popular Brasileira ao longo da história.

Folclore na sociologia: termo geral que abrange crenças costume e conhecimentos de qualquer cultura transmitidos verbalmente, por observação ou por imitação. Os folcloristas atuais fazem distinção entre o folclore autêntico e outras manifestações culturais, como as canções populares,as histórias ou as lendas do passado. Este tipo de material é definido por alguns como conhecimentos ou cultura popular. Entretanto, a tradição folclórica e a popular se sobrepõem: as formas populares utilizam de modo contínuo formas genuinamente folclórica para sua inspiração e as adaptam à sua tradição verbal.

Tipo de Folclore: O material folclórico pode ser classificado em cinco grandesáreas: crenças, costumes, relatos, canções e refrões e arte popular. As crenças populares englobam todo tipo de idéias sobre os temas que preocupam o homem, desde a causa e a cura de doenças até a especulação sobre a vida depois da morte, assim como superstições, magia, adivinhação, bruxaria e aparições fantasmagóricas ou de criaturas fantásticas e mitológicas. Os costumes compreendem todo o materialrelativo a festejos, jogos e danças e também fazem referência à culinária e ao vestuário. Os relatos abrangem baladas e diferentes formas de contos tradicionais e música popular, baseados às vezes em personagens reais ou acontecimentos históricos. Entre os refrões e canções estão as cantigas de ninar, as rimas infantis e as adivinhações. A arte popular abrange qualquer manifestação artística criadapelo povo de forma anônima e que expresse o comportamento de sua vida na comunidade.

Magia: arte de influir no curso dos acontecimentos ou adquirir conhecimento por meios sobrenaturais. A magia está relacionada com a alquimia, o ocultismo, o espiritismo, a superstição e a bruxaria. O termo deriva do persa antigo magi (magos), referindo-se a sacerdotes que se ocupavam do relacionamento com ooculto. Os gregos e romanos também praticaram a magia. Segundo os antropólogos, as crenças e práticas mágicas — leitura da sorte, a comunicação com os mortos, a astrologia e a crença nos números e amuletos da sorte — existem na maioria das culturas.

A magia se divide em branca, ou boa, e negra, a maligna. A magia branca é usada para eliminar ou abrandar efeitos da magia negra que se invoca paramatar, fazer mal ou satisfazer ao próprio egoísmo. Durante a Idade Média, a magia negra se baseava na bruxaria, feitiçaria e invocação dos demônios. A magia branca se assentava na astrologia e no uso de diversas ervas.

Cristãos e mouros no folclore brasileiro, tradição cultural que transplantou para nosso país a memória das lutas dos cristãos europeus contra os muçulmanos. A descoberta do Brasilcoincidiu com a reconquista da península Ibérica, após sete séculos de domínio mouro. Assim, as histórias das recentes batalhas contra os islâmicos também chamados de mouros e de sarracenos foram trazidas pelos colonizadores e reproduzidas em forma de cantos e histórias que, com o passar do tempo, transformaram-se em lendas. Reflexos desta tradição estão presentes, em vários pontos do Brasil,...
tracking img