foioernfoweifn

1081 palavras 5 páginas
O QUE É CAPITAL

Trabalho acadêmico apresentado á Disciplina de Economia Política, do Curso de Direito, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Prof. Mário G. Borges

CURITIBA
2014
Formação do Capital
Antes de se iniciar uma discussão sobre o que é capital, devemos considerar que capital é um termo que possui vários sentidos, dentre eles está a palavra enriquecimento, palavra esta que também possui diversos significados. Há o enriquecimento pessoal, no qual a pessoa enriquece mas não contribui para o país, ou seja, não aumentou o patrimônio de riqueza da sociedade. E há também o enriquecimento da sociedade, o mais importante, no qual o país tem a possibilidade de avançar. Quando se investe com o objetivo de aumentar o volume de bens disponíveis é que começamos a falar em capital.
Feita a distinção entre enriquecimento pessoal e social, podemos partir a distinção entre dinheiro e riqueza. Enquanto que para o indivíduo ter dinheiro significa ser rico, para o país o dinheiro é apenas um papel. De nada adiantaria enriquecer o país de dinheiro papel se este não aumentar sua produção. Quando a produção não aumenta, o que acontece é a transferência da riqueza de uma mão para outra, e não a criação da mesma.
Para de compreender o significado de capital, é necessário partir do processo de produção. Os três componentes básicos são: mão-de-obra, matéria-prima e equipamento. Esses componentes se subdividem em: dinheiro inicial, mercadoria , trabalho, capital constante, capital circulante, capital fixo, processo produtivo e mercadoria final e dinheiro obtido como resultado da venda da mercadoria. Todos esses componentes, se bem administrados podem ser capazes de acumular um capital, ou seja, no momento que houver um excedente é que teríamos o desenvolvimento econômico.
Quando há a existência desses elementos básicos, existem

Relacionados