Fogos de artificio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Fogos de Artifício





Aluno (a): Camila Anne Rocha de Oliveira e Wanessa Kamila Dias
Turma: Ele1b
Data de Entrega: 02/03/2012
Disciplina: Química
Professor (a): Márcia Barsottelli Procópio
Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica



O que são Fogos de Artifício
Fogos de Artifício são explosivos por umpavio que inicia a combustão. Esses foguetes sobrem até certa altura, depois estouram com muita intensidade. São muito comuns em festas juninas, Natal, Ano novo e outros tipos de comemorações.

História
A pirotecnia teve inicio na Ásia, ainda na Pré- História. A pólvora foi descoberta acidentalmente na China há cerca de 2000 anos. Umalquimista chinês juntou acidentalmente nitrato de potássio, enxofre, carvão e aqueceu a mistura. O resultado foi um pó negro, floculante, que quando queimado apresentava grande desprendimento de fumaça e chamas. Esse produto recebeu o nome de huo Yao (“ fogo químico”) e posteriormente ficou conhecido como pólvora.
Já os chamados fogos de artifício datam alguns milhares de anos antes de Cristo, em umaépoca muito anterior do conhecimento da pólvora. Eles surgiram quando os chineses descobriram que pedaços de bambu ainda verdes, quando colocados em fogueira. Isso acontece devido ao fato de que os bambus crescem muito depressa e com isso formam-se bolsas de ar e seiva, que ficam pressas dentro da planta e quando aquecidas, explodem e emitem ruídos.
Os chineses passaram a jogar caules verdes debambus em fogueiras durante festivais e comemorações para espantar maus espíritos. Mais de 2000 anos depois, eles observaram que se os bambus fossem recheados com o já conhecido “fogo químico” , quando jogados ao fogo, os ruídos resultantes eram muito maiores.
Antes de se estender até a Europa por meio dos árabes e gregos, a pirotecnia era difundida na China e na Índia. Os alquimistas árabesconheciam muito sobre os elementos que constituíam os fogos de artifício e por isso a arte da construção destes foi bem desenvolvida pelos árabes no século VII.
A criação desses fogos foi um marco na evolução e história da química. Pesquisadores, ao longo de seus estudos, descobriram que cada átomo liberava uma cor diferente. Essas cores eram o laranja, o verde, o vermelho, o azul e o púrpura, poremelas tinham pouca duração e também não eram vibrantes. Isso mudou com a utilização de outras substancias na fabricação dos fogos de artifício como, por exemplo, o magnésio, o alumínio e o titânio.
Com o desenvolvimento dos fogos de artifício, foram sendo descobertas novas cores e ganharam espaço nas oficinas de fogos. Apesar de os fogos serem bonitos, a pirotecnia acabou se tornando violenta,fazendo várias vitimas e por conta desses acidentes, em alguns países, os fogos de artifício foram proibidos.
Com a tecnologia e o avanço da química conseguiram, com seu desenvolvimento, proporcionar um show de explosões. Hoje em dia, os acidentes com fogos de artifício ocorrem com menos frequência.



Como funciona os Fogos de Artifício

Os fogos deArtifício possuem alguns componentes básicos. As chamadas conchas são feitas de pólvora negra ou cintilante, normalmente, envoltos em um tubo de papelão e com um pavio. Os fogos são formados por uma espécie de concha que é dividida em quatro partes: um recipiente cilíndrico, as esferas, o explosivo e o pavio.
Dentro do recipiente cilíndrico, passa o explosivo, ligado ao barbante, na parte central. Osexplosivos são responsáveis por impulsionar o foguete. Em volta do explosivo, está a pólvora negra, juntamente com as estrelinhas (essas geram faíscas e acendem rapidamente e com facilidade). As estrelas vêm em diversos tamanhos e a sua queima resulta nos desenhos formados pelos fogos.
Nas conchas simples, o pavio acende. Quando ele começa a queimar do interior do recipiente cilíndrico, o...
tracking img