FOGO, CALOR, LUZ, CERÂMICA, SAL E ESPECIARIAS: COMO PODEMOS HISTORICIZAR ESSES ELEMENTOS (TEMPEROS) AO PROCESSO EVOLUTIVO DA GASTRONOMIA?

508 palavras 3 páginas
FOGO, CALOR, LUZ, CERÂMICA, SAL E ESPECIARIAS: COMO PODEMOS HISTORICIZAR ESSES ELEMENTOS (TEMPEROS) AO PROCESSO EVOLUTIVO DA GASTRONOMIA?

A descoberta do fogo ajudou o homem a obter calor e luz, que a princípio estavam associados à magia e ao sobrenatural. Ao perceber que o fogo deixava os animais afastados e que poderia ser usado para assá-los, o homem deixou de alimentar-se da comida crua e passou a consumi-la assada na brasa.
A partir daí, surgiu a culinária. Quando o homem aprendeu a cozinhar os alimentos, surgiu uma profunda diferença entre ele e os outros animais.
A crença de que a comida quente é mais substancial é bem antiga. Após a descoberta do fogo (que muitos afirmam ser o primeiro tempero), o homem aprendeu que, ao cozinhar os alimentos, estes se tornavam muito mais saborosos e fáceis de mastigar e digerir. Percebeu também que a ocção retardava a decomposição dos alimentos, prolongando o tempo em que poderiam ser consumidos, identificando, assim, a primeira técnica de conservação dos alimentos.
Os cereais, vegetais e frutas passaram a ser torrados sobre a brasa, e as carnes, aves e pescados, defumados ou secos por exposição ao calor do fogo.

Com a descoberta da cerâmica, o alimento passou a ser produzido com antecedência. O fogo estava sempre aceso e a panela fervia indefinidamente com a caça misturada a cereais e batatas. Assim, nasceu o caldo substancial. Todas essas descobertas possibilitaram ao homem um maior tempo de armazenamento dos alimentos, proporcionando mais tempo livre para o desenvolvimento de outras tecnologias e culturas, pois até então ele vivia em busca de sua próxima refeição.

A descoberta do sal pelo homem veio da observação dos animais que lambiam a ardósia. O homem passou a fazer extração do sal da pedra e somente mais tarde passou a extrair o sal do mar.
Para a gastronomia, a extração do sal foi uma das descobertas mais valiosas, seguida do fogo.
Este conviver em grupos trouxe ao homem uma liberdade maior no

Relacionados