Fodsaasdff

679 palavras 3 páginas
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL

MODELOS ECOLÓGICOS NA TERAPIA OCUPACIONAL
Catana E. Brown

DEZEMBRO DE 2013

Catana E. Brown

MODELOS ECOLÓGICOS NA TERAPIA OCUPACIONAL

O texto tem como objetivo explicar e descrever alguns modelos ecológicos, essenciais para a compreensão do desempenho ocupacional.

JOÃO PESSOA, DEZEMBRO DE 2013

Em 1990, foram criados três modelos dinâmicos e diferentes que tinham como objetivo focar no ambiente na prática de nossa profissão, isto é, o objetivo destes modelos é que a prática da terapia ocupacional fosse somada com avaliações e tratamentos que estivessem ligados ao contexto do cliente. Ambos os modelos são determinados pelo cliente, pelo ambiente (ou seja, tudo que está em volta da pessoa e de sua história) e pela ocupação propriamente dita. Os modelos citados são: O modelo ecológico do desempenho humano de 1994 (EHP); O modelo pessoa, ambiente e desempenho ocupacional de 1997 (PEOP), e o modelo pessoa, ambiente e ocupação de 1996 (PEO).
Os modelos citados foram criados e regidos sobre a teoria da ciência social, tendo uma forte ligação nesta questão da interação pessoa-contexto. Em 1979, Bronfenbrenner criou um modelo ecológico que considera o cliente como atuante de um papel que está extremamente ligado a família, amigos e todo o contato social ao redor e este contato está diretamente ligado no aumento ou na inibição do desenvolvimento. Já Lawton, em 1986, desenvolveu um conceito dito pressão ambiental. Pressão, nesse sentido, é toda a demanda que o social exerce sobre o cliente.
Anteriormente, modelos de terapia ocupacional já levavam em consideração o ambiente mas, com o surgimento do Modelo de Ocupação Humana, este impacto ambiental se refere à influência única do ambiente sobre o cliente. É dito no modelo da Adaptação Ocupacional que o cliente sinta o desejo sobre o controle e

Relacionados