Fodaseeeeee

294 palavras 2 páginas
1) No início, quem eram os espectadores de cinema na Europa e nos Estados Unidos?

R: Nos primórdios do século XX a plateia de cinema norte-americana apresentava características operárias, provocando resistências tanto na elite cultural remanescente, como na classe média do período.

2) Quais os fatores que contribuíram para a ascensão do cinema norte-americano?

R: A ampliação do mercado exibidor de cinema, com um aumento significativo no número de espectadores, tem como expoente a política de expansão mundial do cinema norte-americano: o cinema “como atividade fundamentada num sistema industrial e comercial para alcançar o público”. Nos anos de 1920, em decorrência da situação privilegiada em que se encontrava a indústria cinematográfica dos Estados Unidos, o mercado de distribuição cresceu em ritmo acelerado e as salas de exibição do país proliferaram por toda parte. A construção dos grandes cines-teatro, a partir de 1925, marca a aceitação do cinema pela burguesia, que passa a frequentar as salas de exibição. O sucesso do cinema ficou a dever-se a um conjunto de dados, como sejam: o diminuto preço dos bilhetes, a multiplicidade de salas e de secções, e a sua capacidade de evasão, através do sonho e da estimulação do imaginário. O cinema tratou temas como o amor e a morte, pois o domínio do sentimentalismo, do erotismo, da violência e a utilização de títulos identificadores do espectador como o herói eu sou, foram e são receitas para o êxito.

3) Comente a relação do cinema com a publicidade no início do século XX.

R: Como meio de fascínio que é, o cinema foi utilizado eficazmente para a propaganda ideológica sobre as massas. Além de o cinema ser produtor de espetáculo, ele também foi um veículo de propaganda, de informação e de formação.

Relacionados