Foco narrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FOCO NARRATIVO

O autor se põe na condição de observador que redige na terceira pessoa, como quem colhe os fatos e suas interpretações sem neles interferir.

O foco narrativo é a verdadeira mortede Quincas: na pocilga em que morou durante sua vida boêmia. Deste fato, retrospectivamente, se desenrola a existência passada do protagonista, desenvolvida em duas etapas distintas: junto dafamília, como pessoa "normal" e junto dos vagabundos, como um marginal voluntário e assumido. Do mesmo fato, prospectivamente, se acompanha o velório e o passeio do morto, até cair no mar.

Não tem-se nestelivro o Jorge Amado esquerdista politizado que assinou produções nas décadas de 1930 e 1940. Desta feita, se mostra o contador de histórias pitorescas da Bahia.

LINGUAGEM E ESTILO

É um autorsem rodeios, que consegue ser incisivo quando o momento exige, mas que também é poético, suave, sempre mantendo a sobriedade. Suas descrições nunca ficam nelas mesmas, ele vai além, interagindo o espaçodescrito com as personagens, ou às vezes, divagando sobre isso. Assim, valoriza-se a plasticidade da imagem em detrimento a sua objetividade.

Sua linguagem é bem simples, evitando os exageros dospuristas da Língua e registrando a naturalidade dos discursos praticados no cotidiano por diferentes camadas sociais. Este senso de observação do que se passa nas ruas da Bahia fez com que o autorinserisse um vocabulário mais regionalizado (abrangendo desde gírias a expressões da cultura baiana).

PERSONAGENS PRINCIPAIS

Joaquim Soares da Cunha ou Quincas Berro D'Água - (protagonista)
Suafamília - Otacília, mulher; Vanda, filha; Leonardo Barreto, genro; Eduardo e Marocas, irmãos.
Seus amigos - Curió, Negro Pastinha; Cabo Martim; Pé-de-vento.
Sua amante - Quitária do Olho ArregaladoENREDO

A novela, dividida em 12 capítulos, retrata a morte do rei dos malandros Quincas Berro D'Água e toda a magia do ambiente baiano que circunda as histórias fantásticas dos cantadores de...
tracking img