Fobias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FOBIAS

SUMÁRIO

1 Introdução …............................................................................... 04

2 Um breve Histórico a Respeito das Fobias.................................. 06

3 A Origem das Fobias ….........…................................................. 08

4 Tipos de Fobias …....................................................................... 09

5Principais Sintomas …................................................................. 11

5 Diagnóstico de Fobias …............................................................. 12

6 Tratamento para as fobias …........................................................ 13

7 Considerações Finais …................................................................15

8 ReferênciasBibliográficas........................................................... 16

1 INTRODUÇÃO

Fobia é uma palavra derivada do idioma grego que significa “medo”. Mas, ao contrário do medo normal que o ser humano sente diante de uma adversidade, a fobia é um medo persistente e irracional, totalmente desproporcionado em relação à respectiva causa. As pessoas com fobias reconhecem que os seus medos são excessivose desadequados, mas sentem-se impotentes para ultrapassá-los e fazem grandes esforços para evitar o objeto ou situação temidos.
A fobia então pode ser classificada como uma crise de pânico desencadeada em situações específicas, quando existe uma espécie de medo desproporcional à ameaça, por definição irracional, com fortíssimos sinais de perigo e também seguido de evitação das situaçõescausadoras desse medo. De acordo com Masci (1998), existem três tipos básicos de fobias, a saber:

A agorafobia (literalmente, medo da ágora, as praças de mercado - o nome é muito antigo) que é o medo generalizado de lugares ou situações aonde possa ser difícil ou embaraçoso escapar ou então aonde o auxílio pode não estar disponível. Isso inclui estar fora de casa desacompanhado, no meio de multidões oupreso numa fila, ou ainda viajar desacompanhado.
A fobia social, quando a pessoa tem um medo acentuado e persistente de "passar vergonha" na frente de outros, muitas vezes por temor de que as outras pessoas percebam seus sinais de ansiedade. Ela pode ser específica para uma situação (por exemplo assinar cheques ou escrever na frente dos outros) ou generalizada (por exemplo participar de pequenosgrupos, iniciar ou manter conversação, ter encontros românticos, falar com figuras de autoridade, etc.).
E as fobias específicas, quando o medo acentuado e persistente é na presença (ou simples antecipação) de coisas como voar, tomar injeção, ver sangue, altura. Ou ainda o medo específico de elevador, dirigir ou permanecer em locais fechados como túneis ou congestionamentos.

Esse trabalhotem como principal objetivo apresentar os principais conceitos a respeito desse assunto tão delicado e que acomete tantas pessoas na sociedade nos dias de hoje que é o transtorno mental conhecido como Fobia. Serão esclarecidos alguns pontos a respeito da origem das fobias, os principais sintomas que manifesta uma pessoa com esse transtorno, além das principais diferenças existentes entre os diversostipos de fobias e o tratamento adequado para cada uma delas. Por fim, através das considerações finais, serão apresentadas as conclusões do trabalho a respeito da pesquisa do tema e as impressões criadas nas pessoas que o realizaram, futuras profissionais da psicologia, acerca das dificuldades da detecção e tratamento de um paciente com personalidade fóbica.

2. UM BREVE HISTÓRICO A RESPEITODAS FOBIAS [1]

Uma fobia é uma espécie particular de medo. Essa palavra vem do grego phobia; esta, por sua vez, deriva-se da palavra grega phobos, também nome de uma divindade grega, significando "pânico, terror". Essa divindade incutia medo em seus inimigos pelo fato de sua face ser terrivelmente feia.

A fobia, como já foi brevemente explicitado na introdução deste trabalho, ocasiona um...
tracking img