Fobia no transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O trânsito é por nós construído. Dirigir sempre é uma emoção renovada todos os dias. Um dia é de um jeito...no outro tudo muda...O trânsito é muito dinâmico!!! Somos nós que fazemos o trânsito a cada momento! E todos podemos conviver neste espaço comum que é o trânsito, basta termos consciência e responsabilidade. A cidade é um ambiente dinâmico e são justamente, as suasruas, que aproximam os espaços, como a residência do trabalho, o comércio da fábrica, o campo da cidade e o lazer para todos. É uma realidade no cotidiano de todos nós e o carro é uma necessidade.
O Trânsito é uma das grandes preocupações do Brasil. Tem sido objeto de preocupação constante por parte dos órgãos responsáveis no Brasil e em todo o mundo. Estudos realizados pelo DENATRAN apontama “Tragédia do Trânsito Brasileiro” :
- há 50.000 mortos por ano;
- há 350.000 mil feridos por ano;
- 2/3 dos leitos hospitalares de Traumatologia e Ortopedia são ocupados por acidentados de Trânsito.
Com o novo Código de Trânsito Brasileiro em vigor desde 1998, as infrações cometidas pelos motoristas e pedestres ficaram mais rigorosas, porém isso não foi o suficiente para reduzir osacidentes. Uma das formas consideradas eficientes é a implementação de ações educativas que favoreçam a consolidação de um novo comportamento frente ao trânsito, já que o atual Código de Trânsito Brasileiro reserva seis artigos que tratam sobre a educação para o trânsito.
Existem muitas pessoas que sofrem com o trânsito, mas não porque há grandes congestionamentos e outros motivos, mas simporque possuem fobia de dirigir. Fobia de modo geral, é um caso específico de ansiedade gerada por estressores provenientes do meio ambiente, que interagem com um organismo sensível e, portanto, suscetível à ação de tais estressores. Somem-se a isso, padrões históricos e culturais, e essa ansiedade terá toda a possibilidade de sofrer diferenciação e de transformar-se em fobia.
Para quem temfobia no trânsito, ou seja tem medo de dirigir, a idéia de guiar um carro, ou simplesmente sentar-se ao volante, pode elevar o grau de ansiedade a um ponto de sofrimento tão grande que assemelha-se a um estado de pânico.
Ballone (2005) diz que :
“Para quem dirige, normalmente sentar-se no banco do carro, dar partida, engatar a marcha e sair com o carro são ações tão naturais e automáticasquanto escovar os dentes ou levar um copo à boca. Entretanto, para muitas pessoas, a simples idéia de guiar um carro pode causar verdadeiro pânico. Algumas pessoas desenvolvem Fobia do volante, mesmo depois de algum tempo de direção normal.”
Para pessoas que sofrem com esta fobia, o medo de dirigir é percebido como "falta de prática" ou "insegurança" e até mesmo interpretado como um estadode "pânico" em relação a intenção de dirigir.
A marca registrada do medo é a evitação : representa uma tentativa de proteger-se contra o sofrimento gerado pela ansiedade decorrente da interpretação de que haverá riscos na ação de dirigir.
O presente trabalho está assim organizado, o primeiro capítulo é composto pela introdução do trabalho.
O segundo capítulo proporciona uma idéiageral sobre o conceito de Trânsito, um breve histórico sobre o trânsito no Brasil bem como sua estrutura organizacional do trânsito no Brasil, envolvendo os mais diversos órgãos e suas respectivas competências no âmbito do Sistema Nacional de Trânsito.
O terceiro capítulo faz uma abordagem sobre a ansiedade, seu conceito, trazendo para o leitor alguns conhecimentos de como a ansiedade semanifesta, como se processa, como o indivíduo a enfrenta, como o cérebro lida com a ansiedade no dia-a-dia.
O capítulo quatro, faz menção sobre as fobias, conceito, características, o que o medo gera no indivíduo, diferenciação sobre ansiedade e fobia, como se desencadeia a fobia, como o DSM prevê o diagnóstico fóbico, como ajudar o fóbico a sair das situações stressantes e desencadeadoras...
tracking img