fnhf

1168 palavras 5 páginas
ELETROQUÍMICA

 A eletroquímica estuda o aproveitamento da transferência de elétrons entre diferentes substâncias para converter energia química em energia elétrica e vice-versa.
 Pilhas: conversão espontânea de energia química em elétrica.
 Eletrólise: conversão não espontânea de energia elétrica em química.

”Resuminho”:
Redução: ganho de elétrons ( diminuição de Nox)
Oxidação: perda de elétrons ( aumento de Nox)
Redutor: fornece elétrons e se oxida (Nox aumenta)
Oxidante: recebe elétrons e se reduz (Nox diminui)
O redutor reduz o oxidante
O oxidante oxida o redutor

Potenciais de eletrodo • O funcionamento das pilhas eletroquímicas, ou pilhas de corrosão, envolve uma importante grandeza que se denomina “potencial de eletrodo” ou simplesmente “potencial” como se costuma dizer na prática. O seu aparecimento se baseia num princípio geral segundo o qual, sempre que se tem um metal em contato com um eletrólito, desenvolve-se entre o metal e o eletrólito uma diferença de potencial elétrico que pode ser positiva, negativa ou nula, dependendo do metal das espécies presentes no eletrólito, além de outras variáveis.

• A característica fundamental do mecanismo eletroquímico é que ele só se verifica em presença de eletrólito.
Para que a reação de corrosão ocorra, é necessário que ocorram simultaneamente a reação anódica, reação de oxidação, que libera elétrons, os quais se deslocam para outros pontos do metal onde ocorre a reação catódica, reação de redução, que consome elétrons.

• Em termos práticos, o que ocorre e interessa e a intensidade ou a velocidade de corrosão, que e dada pela quantidade de corrente que flui entre os eletrodos, pois de acordo com a Lei de Ohm, a corrente é proporcional ao potencial para um dado valor de resistência. A diferença de potencial denominada de ddp de uma pilha e indicada pelo voltímetro no instante em que ela fecha o circuito

• O eletrodo constituído por um

Relacionados

  • questões interpretação
    3035 palavras | 13 páginas
  • Matriz Energética
    122155 palavras | 489 páginas