Fmi e banco mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GASH CORP


FMI & Banco Mundial?

O remédio econômico prescrito pelo FMI é quase sempre doloroso, exigindo dos governos devedores que eles reduzam os subsídios às empresas estataisineficientes e tomem medidas anti-
inflacionárias rigorosas. Essas medidas podem provocar uma considerável inquietação social, pois costumam elevar os preços de bens e serviços básicos, como alimentos etransportes, anteriormente subsidiados. Durante esse difícil processo de reestruturação, o FMI usualmente concede empréstimos transitórios para ajudar o país a sair da crise até que possam serprovidenciados novos empréstimos de longo prazo.
Quando sua economia entrou em crise no final da década de 1990, o Brasil recorreu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para uma injeção de recursos deemergência. Do outro lado da Terra, o Banco Mundial arrumava fundos para reconstruir a Faixa de Gaza e reativar a produção em empresas privadas da Polônia e de outros países ex-comunistas do Leste Europeu.Essas instituições "irmãs" - o Banco Mundial e o FMI -, localizadas uma em frente à outra em Washington, servem a muitas funções, incluindo a supervisão da economia mundial e o socorro de "últimahora" às economias necessitadas.
O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), chamado simplesmente de Banco Mundial, proporciona ajuda para impulsionar países subdesenvolvidos eem desenvolvimento. O FMI concentra-se em fornecer assessoria e recursos temporários para países com dificuldades econômicas.
A atividade número um do Banco Mundial, depois de estabelecido em 1945,foi canalizar recursos dos Estados Unidos e de outras nações para a reconstrução da Europa no pós-guerra. Seus primeiros empréstimos, por exemplo, foram para reconstruir a Holanda, a Dinamarca e aFrança, destruídas pela Segunda Guerra. O Banco Mundial atualmente concede a maior parte de seus empréstimos a países menos industrializados e recebe dinheiro das nações ricas que ele inicialmente...
tracking img