FMI - ORIENTADO A OBJETO

2459 palavras 10 páginas
IntroduçãoO termo orientação a objetos pressupõe uma organização de software em termos de coleção de objetos discretos incorporando estrutura e comportamento próprios. Esta abordagem de organização é essencialmente diferente do desenvolvimento tradicional de software, onde estruturas de dados e rotinas são desenvolvidas de forma apenas fracamente acopladas. Neste apresentaremos a descrição Orientação a Objeto.
Orientação a objetosProgramação orientada a objetos é uma evolução da programação estruturada. Na programação estruturada temos funções, procedures ou rotinas de dados normalmente globais que podem ser acessados por qualquer função. Na programação orientada a objetos, temos funções agregadas aos dados em uma unidade chamada objeto, ou seja, os dados não estão separados das funções, mas sim unidos às mesmas. A tendência para os próximos anos é que a maioria das linguagens de programação seja baseada em objeto.
É um paradigma para o desenvolvimento de software que se baseia na utilização de componentes individuais os objetos que colaboram para construir sistemas mais complexos. A colaboração entre os objetos é feita através do envio de mensagens. Um paradigma é um conjunto de regras que estabelecem fronteiras e descrevem como resolver problemas dentro desta fronteira, ajudando a organizar a e coordenar a maneira como olhamos o mundo.
BenefíciosOs modelos refletem o mundo real de maneira mais próxima;
São mais fáceis de entender, manter e evoluir;
Possibilitam a reutilização de código;
Redução das linhas de código programadas;
Auxiliam e propiciam a separação de responsabilidades;
Ajudam na modularização e componentização da solução;
A orientação a objetos não é uma metodologia para o desenvolvimento de interfaces gráficas amigáveis, ou seja, o paradigma de objetos não está necessariamente relacionada a programação visual, a orientação a objetos não elimina a necessidade de implementar os sistemas, e nem está relacionadas apenas a fase de

Relacionados