Fmi-fundo monitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FMI
(Fundo Monetário Internacional)

O desencadear da Grande Depressão (crise de 1929-33) e depois da Segunda Grande Guerra Mundial acarretaram, a um grande número de países, sofrimento e destruição até então nunca vistos, quer a nível humano ou mesmo em termos geográficos.
A crise económica estimulou um conjunto de medidas e de comportamentos, por parte das autoridades económicas dospaíses mais industrializados, que contribuíram para o crescente agravamento desta crise, que juntamente com o aparecimento das tensões entre os países contribuíram para o estabelecimento do ambiente que arrebatou à Segunda Grande Guerra Mundial.
Em 1944, apesar da Segunda Guerra Mundial ainda não ter acabado, já era claro que o Eixo da “Alemanha, Itália e Japão” tinha perdido para os Aliados“Estados Unidos, União Soviética, França e Inglaterra”.
Desta forma, embora o conflito continuasse, os governos já discutiam o pós-guerra. Um dos principais problemas entre mãos era como organizar a economia, uma vez que todos sabiam que tanto a Primeira Guerra Mundial como a Segunda foram uma consequência direta e/ou indireta da disputa entre os grandes países capitalistas.
Assim, com o objetivode discutir o funcionamento da economia no pós-guerra, 44 países enviaram ao todo 700 representantes para uma grande reunião, iniciada em 1 de Julho de 1944, na localidade de Bretton Woods, situada nos Estados Unidos.
Deste modo, o acordo de Bretton Woods, assinado no dia 22 de Julho de 1944, tratava de três assuntos: o sistema monetário internacional, regras comerciais e planos dereconstrução para as economias destruídas pela guerra.
Assim, a 27 de Dezembro de 1945 instalou-se o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD ou simplesmente Banco Mundial) com o objetivo de financiar projetos de recuperação e construção de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento económico e a 1 de Março de 1947 começou a funcionar o Fundo Monetário Internacional (FMI), que teria afunção básica de fornecer recursos financeiros, tal como um banco de última instância, para aqueles países que apresentassem défices nas contas externas, decorrentes de conjunturas internacionais adversas.
Tanto o FMI como o Banco Mundial conquistaram grande importância com a crise da divida externa, nos anos 80, quando emprestaram e/ou autorizaram empréstimos apenas para os países que sedispuseram a adotar programas de ajuste de corte neoliberal.
Portugal aderiu ao FMI em 21 de Novembro de 1960.
O FMI auto proclamou se como sendo uma organização constituída por 187 países que trabalham por uma cooperação monetária global, para assegurar a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento económico sustentável eainda proclamou-se como sendo uma organização que visa a redução da pobreza.
Esta imensa organização objetivava evitar os desequilíbrios nas balanças de pagamentos e nos sistemas cambiais dos seus países membros, que pudessem prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais.
Este Fundo Monetário Internacional favorece a progressiva eliminação das limitações cambiais nospaíses membros e ainda concede recursos, temporariamente, para evitar ou remediar os desequilíbrios na balança dos pagamentos
Para além destes feitos, o FMI planeja e ainda cria programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.
Assim, de forma sistemática, podemos enumerar os principais objetivos do FMI:
* Promover a cooperaçãomonetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração das dificuldades financeiras;
* Favorecer a expansão equilibrada do comércio, propiciando níveis elevados de emprego, favorecendo, desta forma, o desenvolvimento dos recursos produtivos;
* Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades económicas, atribuindo empréstimos de recursos com prazos...
tracking img