Fmea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como tirar o máximo proveito do FMEA

Muitas organizações têm, nos últimos anos, usado o FMEA na análise dos seus processos. Contudo, recentemente, a QS-9000 determina o uso desta ferramenta para todos os fornecedores, durante o projeto e o desenvolvimento dum novo produto, fato este que fez com que se olhasse para o FMEA duma maneira mais "séria" e consistente.
Infelizmente, apesar dosinúmeros livros publicados e das centenas de ações de formação realizadas, a maior parte das organizações não tem conseguido utilizar em pleno todos os benefícios que um FMEA põe à sua disposição. Através de um conjunto de inquéritos realizados a mais de uma centena de empresas, foi possível concluir que a maior parte das pessoas que conhece e usa o FMEA, não o vê como uma ferramenta poderosa, mas simcomo algo que é preciso fazer de maneira a cumprirmos todos os requisitos das auditorias de qualidade, ou as especificações dos clientes. Uma das principais razões deste tipo de abordagem reside no facto de que a maior parte dos FMEA’s são construídos e usados incorretamente.
Os FMEA’s podem e devem ser um elemento chave no processo de planejamento de qualidade duma organização. As organizaçõesque usaram corretamente o FMEA, pouparam centenas de milhares de Euros, e apresentam níveis muito elevados de satisfação dos seus clientes.
Perceber as diferenças entre aqueles que usam e que não usam esta ferramenta corretamente, poderá ajudar a sua organização a beneficiar de todas as vantagens que o FMEA lhe poderá trazer.

O que é um FMEA?
________________________________________
Apesar dese terem desenvolvido diversas aplicações dum FMEA, existem basicamente dois tipos: Produto e Processo.
As organizações utilizam o FMEA de Produto, para verificar que o mesmo foi projetado de maneira a cumprir todos os requisitos dos clientes, que podem ser fabricados num determinado custo, ciclo e rendimento.
O FMEA do Produto captura o relacionamento entre os requisitos dos clientes, com aforma como o mesmo poderá não cumprir esses requisitos, os efeitos causados pela sua falha, problemas com o projeto que poderão causar falhas e como é que o mesmo poderá ser validado, de maneira a que estas não ocorram.
Existem colunas para pontuarmos os efeitos da falha, a probabilidade de falha e a capacidade de validação do produto. Estas 3 pontuações são multiplicadas, de maneira a atingirmos oNúmero de Prioridade de Risco (NPR).
A coluna reservada à classe serve para identificar a característica do produto que necessita de especial atenção.
As organizações utilizam o FMEA de processo para analisar a capacidade que o mesmo tem em produzir o produto que o FMEA do produto já anteriormente validou. O FMEA do processo identifica também que tipo de controlo é que se tem de efetuar noprocesso, de maneira a que o produto possa ser fabricado dentro das especificações.
O FMEA do Processo captura o relacionamento entre cada um dos passos do processo, os outputs de processo inaceitáveis que poderão ser criados em cada passo, os efeitos e as causas desses outputs inaceitáveis e como é que eu posso prevenir ou detectar esses mesmos outputs na eventualidade deles ocorrerem.
Existemcolunas para pontuarmos os efeitos ou severidade dum output de processo inaceitável, a capacidade de ocorrência desses mesmos outputs e a efetividade da sua prevenção e detecção. Tal como num FMEA de Produto, estas 3 pontuações são multiplicadas, de maneira a atingirmos o Número de Prioridade de Risco (NPR).
A coluna reservada à classe serve para identificar a característica do produto que necessitade especial atenção.
Para ambos os tipos de FMEA’s, um NPR acima dum determinado nível, despoleta uma ação recomendada para a resolução do problema em questão.

Sucesso e insucesso na implementação dum FMEA
________________________________________
Normalmente, todas as organizações que utilizam o FMEA podem ser categorizadas numa de cinco fases de implementação. As organizações que alcançam...
tracking img