Fmea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição/Objetivos

Segundo site gepeq da Ufscar :FMEA é um método de análise de causa e efeito, que busca prevenir possíveis falhas em um produto ou processo elaborando ações corretivas para as mesmas, tendo como objetivo detectar as possíveis falhas antes que o processo ocorra.
Primeiramente a metodologia do FMEA foi desenvolvida para analisar apenas novos produtos ou processo,mas por sua grande eficiência, hoje em dia ela vem também sendo utilizada em processos já existentes com a finalidade de diminuir as falhas de produtos ou em processos que já estejam em funcionamento.
Existem três tipos de FMEA: de Produto, de Processo e de Sistemas. O FMEA de produto é feito para analisar as possíveis falhas que ocorreram com o produto dentro do projeto do mesmo. O FMEA deprocesso consiste na análise de possíveis falhas dentro do planejamento ou execução de certo processo enquanto o FMEA de sistemas é utilizado para analisar a inter-relação entre o produto e o cliente.
A metodologia do FMEA pode ser aplicada em diversas situações como, por exemplo: para diminuir a ocorrência de falhas em projetos de novos produtos ou processos, diminuir as falhas emprocessos que já estejam em funcionamento – para o aumento da confiabilidade do processo ou do produto ao analisar falhas que já ocorreram neste projeto, aumentar a qualidade e diminuir os erros nos processos administrativos.
Existem termos que são básicos para se entender a metodologia do FMEA, são eles:
• Modalidade de Falha: modo como uma falha é vista e como ela ocorre no projeto;
•Efeito de Falha: são as consequências geradas imediatamente pelas falhas na operação;
• Níveis do Indenture: Identifica o nível de complexidade do processo ou do produto;
• Efeito Local: como a falha se aplica no processo em análise;
• Efeito do nível em seguida mais elevado: quando o efeito da falha é aplicado no nível mais elevado seguinte do indenture;
• Efeito do Fim: é oefeito causado no nível mais alto do indenture ou quando ocorre no processo total;
• Causa de Falha: são os defeitos que geram as falhas em projeto ou processo;
• Severidade: é a pior conseqüência que pode ocorrer quando existe uma falha no processo produtivo (grau de ferimento, danos no processo ou na propriedade).


História

Segundo o sítio eletrônico World Lingo sobre FMEA,(Failure Mode and Effects Analysis ou Modo de Falha e Análise de Efeitos) foi primeiramente apresentado ao público no ano de 1940, especificamente para uso militar das Forças Armadas dos EUA. Mais tarde, começou a ser utilizado para o desenvolvimento de foguetes e aeronaves, a fim de evitar erros em pequenos modelos amostrais de foguetes, como, por exemplo, o Programa Espacial Apollo. Também foiutilizado como aplicação para (HACCP - Hazard Analysis and Critical Control Points) Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle para o Programa Espacial Apollo e, mais tarde, para a indústria de alimentos em geral. O principal impulso para o desenvolvimento e utilização desse método ocorreu na década de 1960, quando foram desenvolvidos meios de se colocar um homem na Lua e era necessários queele retornasse à Terra com segurança. No final dos anos 1970, a Ford Motor Company introduziu a metodologia FMEA à indústria automotiva, por questões de segurança e análise de regulamentação devido ao escândalo do carro Pinto, causado por uma má projeção do tanque de combustível, o qual era facilmente danificado e, por conseqüência, explodia facilmente. A Ford aplicou a mesma abordagem paraprocessos (PFMEA - Processes Failure Mode and Effects Analysis) para considerar potenciais falhas de processos induzidos antes de se começar a produzir seus produtos. [Wikipedia; 2008]
Embora inicialmente desenvolvido pelos militares, a metodologia FMEA é agora amplamente utilizada em uma vasta variedade de indústrias, como é o caso de processamento de semicondutores, plásticos, serviços de...
tracking img