Fluxos migratórios no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluxos Migratórios no MundoFluxos Migratórios no Mundo 

As migrações internacionais nos últimos dois séculos podem ser divididas em pelo menos três fases distintas. A primeira delas, do século XIXaté a Segunda Guerra Mundial; a segunda, de 1945 até o início dos anos 1970 e, a última fase, seria aquela que vem ocorrendo nos últimos trinta anos.

A primeira fase teve como uma de suascaracterísticas principais o fato de que a grande maioria dos imigrantes era originária do continente europeu. Essa intensa imigração teve como causa principal uma forte pressão populacional resultante daexplosão demográfica pela qual os países do continente vinham passando desde meados do século XIX.

Os imigrantes eram originários de toda a Europa, mas os britânicos, italianos, alemães, espanhóis,russos e portugueses se constituíram em mais de 80% do total. De maneira geral, eles se dirigiram para países “novos” como os EUA, que recebeu aproximadamente 33 milhões de imigrantes, a Argentina (6,4milhões), o Canadá (5,2 milhões), o Brasil (4,4 milhões) e a Austrália (3 milhões). Juntaram-se a estes fluxos aqueles formados por europeus que se dirigiram para as colônias.

Os fluxos migratóriosda segunda fase (1945/70)

Depois da Segunda Guerra, os fluxos migratórios mudaram radicalmente. A Europa com o fim do conflito precisava promover sua reconstrução e, para isso, era necessário umtipo de mão-de-obra não-qualificada para desenvolver determinadas ocupações que um europeu “médio” não estava mais disposto a exercer.

Os fluxos migratórios da dos últimos trinta anos

Por volta domeio da década de 1970, os fluxos migratórios denominados por alguns como “migrações de trabalho” diminuíram sensivelmente ou simplesmente estancaram em razão da crise econômica e do aumento dodesemprego. A imigração clandestina passou a ser o componente maior das migrações que se dirigiam para a Europa e para os EUA.

Novos fluxos migratórios

Segundo a ONU, em 1995, havia entre 120 e...
tracking img