Fluxos de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEMONSTRAÇÃO DO Ã FLUXO DE CAIXA
JOSÉ APARECIDO MAION jmaion@maioncia.com.br MAION & OLIVEIRA Auditores Independentes S/S p Sócio

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA Lei 11.638 de 28 de dezembro de 2007 – artigo 1◦ altera o artigo 176 inciso IV e parágrafo 6º e artigo 188 inciso I I. Obrigatoriedade da apresentação a partir de 2008. Dispensada para as companhias f h d Di d hi fechadas compatrimônio líquido inferior a: R$ 2 milhões de reais na data do balanço balanço. Era opcional até 2007. Baseada nos equivalentes. equivalentes conceitos de caixa ou

NORMAS SOBRE ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

CPC 03 – Pronunciamento Técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade. Aprovado pela Delib. CVM nº 547 de 13.08.2008 – D O U de 15.08.08. 1308 2008 D.O.U. 15 08 08 IAS 7 (NIC 7) – de outubro de 1977, revista em 1992 – Pronunciamento internacional. Statement FASB – SFAS 95 – Pronunciamento americano. NPC 20/99 IBRACON – Aprovada em abril/1999. Lei 11.638/07 Art. 176 - Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, elaborar com base na escrituração mercantil da Cia as Cia, seguintes demonstrações financeiras, que deverãoexprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício exercício.

NORMAS SOBRE ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

Art. 176 ... t 6 I - balanço patrimonial; II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; III - demonstração do resultado do exercício; e IV - demonstração dos fluxos de caixa; e V - se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.adicionado § 6º - A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2 milhões de reais não será obrigada à elaboração e publicação d d b i d l b ã bli ã da demonstração d t ã dos fluxos de caixa.
Art. Art 188 - As demonstrações referidas nos incisos IV e V do caput do art. 176 desta Lei indicarão, no mínimo: I - demonstração dos fluxos de caixa - as alteraçõesocorridas, durante o exercício no saldo de caixa e equivalentes de caixa exercício, caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, 3 (três) fluxos: a) das operações; b) dos financiamentos; e c) dos investimentos.

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
DEFINIÇÕES: DEFINIÇÕES Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis disponíveis. Equivalentes d caixa são aplicações E i l t dei ã li õ financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor. Fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
DEFINIÇÕES: DEFINIÇÕES Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outrasatividades diferentes das de investimento e de financiamento. Atividades de investimento são as referentes à aquisição e venda de ativos de q ç longo prazo e investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa. Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição d capital próprio e i ã do it l ó i endividamento da entidade.

A entidade deve divulgar osfluxos de caixa g das atividades operacionais, usando: ( ) (a) o método direto, segundo o q , g qual as p principais p classes de recebimentos brutos e desembolsos brutos são divulgadas; ou (b) o método indireto, segundo o qual o lucro líquido ou prejuízo é ajustado pelos efeitos: das transações que não envolvem caixa; de quaisquer diferimentos ou outras apropriações por competência sobre recebimentosou pagtos. tê i b bi t t operacionais passados ou futuros; e de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

As entidades são encorajadas a divulgar os fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais usando o método direto. O método direto proporciona...
tracking img