Fluxos comunicativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluxos Comunicativos
Os fluxos mais comumente estudados são: os descendentes ou verticais, os ascendentes, os horizontais ou laterais, os transversais e o circular.
* Fluxo descendente ouvertical – É o processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo.
* Fluxo ascendente – É o processo contrário. São as pessoassituadas na posição inferior da estrutura organizacional que enviam à cúpula suas informações.
* Fluxo horizontal ou lateral – É a comunicação que ocorre no mesmo nível. É a comunicação entre os pares eas pessoas situadas em posição hierárquicas semelhantes.
O Fluxo transversal ou longitudinal se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos fluxos descendente, ascendente e horizontal nas maisvariadas posições das estruturas ou da arquitetura organizacional. Esse tipo de fluxo acontece nas organizações orgânicas e flexíveis que permitem uma gestão mais participativa e integrada, criamcondições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------A comunicação empresarial poder ser vista como um processo dinâmico através do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e por meio do qual as divisões da organização se conectam entre si. Masessa comunicação pode sofrer algumas interferências, as “barreiras”, como:
* Barreiras mecânicas ou físicas – Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. Acomunicação é bloqueada por fatores físicos.
* Barreiras fisiológicas – Dizem respeito aos problemas genéticos ou de malformação dos órgãos vitais da fala.
* Barreiras semânticas – São as que decorrem douso inadequado de uma linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
* Barreiras psicológicas – São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada....
tracking img