FLUXOGRAMAOSM

1699 palavras 7 páginas
Fluxograma: é a representação gráfica que apresenta a seqüência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e /ou unidades organizacionais envolvidos no processo.

O fluxograma mostra como se faz o trabalho e penetra em problemas cuja solução interessa, diretamente, ao exercício de uma administração racional. Mostrando a circulação de papéis e formulários entre as diversas unidades organizacionais da empresa ou entre pessoas, ele é usado para a pesquisa de falhas na distribuição de cargos e funções nas relações funcionais, na delegação de autoridade, na atribuição de responsabilidade e em outros aspectos do funcionamento do processo administrativo.

O fluxograma, ou flow-chart, é conhecido com os nomes de carta de fluxo de processo, gráfico de seqüência, gráfico de processamento, etc., onde objetiva, entre outros, os seguintes aspectos principais:

Padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos;
Maior rapidez na descrição dos métodos administrativos;
Facilitar a leitura e o entendimento;
Facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes;
Maior flexibilidade; e
Melhor grau de análise.

O fluxograma objetiva evidenciar a seqüência de um trabalho, permitindo a visualização dos movimentos ilógicos e a dispersão de recursos materiais e humanos. Constitui o fundamento básico de todo trabalho racionalizado, pois não basta fazer sua divisão, sendo necessário bem dispô-lo no tempo e no espaço.

VANTAGENS DO FLUXOGRAMA:

Apresentação real do funcionamento de todos os componentes de um método administrativo. Esse aspecto proporciona e facilita a análise da eficiência do sistema;
Possibilidade da apresentação de uma filosofia de administração, atuando, principalmente, como fator psicológico;
Possibilidade de visualização

Relacionados