Fluxograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUXOGRAMA
CONCEITOS
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Seteferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos.
O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.

IMPORTÂNCIA
A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e
Aposterior utilização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

TIPOS
Podemos ainda, ter fluxogramas com diversos formatos e que usam simbologias diferentes. Assim, o fluxograma pode ser classificado de acordo com sua forma de apresentação em: 1 – fluxograma (ou diagrama) de bloco, que pode ser horizontal ou vertical; 2 – fluxogramas padrão; 3 – fluxograma funcional; 4 –fluxograma cronograma; e 5 – fluxogramas geográficos (superposto ao layout físico da organização/região).

UTILIZAÇÃO
Sua utilização e importante para manter certo patrão dentro da organização, o que tem que ser feito e melhorado, com o fluxograma percorre se por vários departamento da empresas podendo assim identificar problemas e solucioná-lo.

CARACTERISTICAS
* Quais operações sãorealizadas
* Onde e quem realiza as operações
* Quais as entradas e saídas
* Como fluem as informações
* Quais os recursos gastos no processo
* Qual o volume de trabalho
* Qual o tempo de execução, parcial ou total
* Permite visão ampla de todo o processo

CRONOGRAMA
O cronograma é a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização de um trabalho ouprojeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas. Serve para auxiliar no gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rápida a visualização de seu andamento.

IMPORTÂNCIA
Auxiliar no gerenciamento e controle dos projetos, permitindo de forma rápida a visualização de seu andamento.

TIPOS
* Gráficos de barras. Estes gráficos, com barras representandoas atividades, mostram as datas de início e conclusão das atividades, além das durações esperadas. Os gráficos de barras são relativamente fáceis de ler e são freqüentemente usados em apresentações gerenciais. Para controle e gerenciamento da comunicação, uma atividade de resumo mais ampla e abrangente, às vezes chamada de uma atividade sumariza Dora, é usada entre marcos ou entre vários pacotesde trabalho interdependentes e é exibida em relatórios de gráfico de barras. Um exemplo é a parte do cronograma sumarizado da que é apresentada em um formato estruturado de EAP.
* Gráficos de marcos. Estes gráficos são semelhantes aos gráficos de barras, mas identificam somente o início ou o término agendado das principais entregas e das interfaces externas importantes. Um exemplo é a parte docronograma de marcos.
UTILIZAÇÃO
É utilizado para um plano de gerenciamento, onde tem data de início e de termino de um projeto dentro da organização.

CARACTERÍSTICAS
* Organizar
* Gerenciar
* Data de inicio e termino
* Das atividades




ORGANOGRAMA
CONCEITO
Organograma é uma espécie de diagrama usado para representaras relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.

IMPORTÂNCIA
O Organograma é um importante estágio de profissionalização e organização da estrutura da empresa. E, obrigatoriamente, exige atitudes de delegação de poderes, definição das liberdades e responsabilidades de cada...
tracking img