Fluxograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. HISTÓRICO EMPRESARIAL


A RIBERDOCES foi fundada na cidade de Ribeirão Preto estado de São Paulo, pelo patriarca Amâncio Trombella.

Amâncio começou vendendo balas e poucos produtos para sorveteria, em um pequeno espaço, onde ele mesmo fazia suas entregas em uma Combi.

Com seu esforço a empresa foi crescendo, e seus filhos, Fabrício, Fabio e Fabiano foram trabalhar com o pai, assimeles viram a necessidade de abrir uma filial em são Jose do Rio Preto (SP) e mais tarde uma em Uberaba (MG).

Hoje a empresa esta com 32 anos no mercado, atua no setor alimentício, com produtos para sorveteria, restaurante, padarias e cafeterias, gerando emprego a mais de 100 funcionários internos e mais de 60 vendedores externos.

A empresa vem sendo tão bem aceita no mercado contemporâneo, quejá esta sendo estudado um projeto de possível abertura de mais uma filial, no estado de Góias.














RIBERDOCES
 
Chocolates - Artigos e Equipamentos para Fabricar 
Rua Ituiutaba, 200 - São Benedito
Uberaba, MG | CEP: 38020-310
( (34) 3074-3000
riberdoces@riberdoces.com.br







2. ANALISE SITUAÇÃO ATUAL

O fluxograma anexo demonstra todo o processo devendas da empresa estudada, desde a retirada do pedido com o cliente até a entrega da mercadoria.
Inicia-se com a lista de produtos faltantes que o cliente faz, descrevendo os produtos que necessita naquele momento. Em seguida o vendedor transmite o pedido via palmtop para o financeiro que faz analise da liberação do pedido, se o cliente possui um debito perante a empresa ou à Serasa, a empresanão autoriza a saída do pedido, sendo o vendedor avisado da não liberação do pedido em Boleto Bancário.

Se liberado o pedido pelo financeiro a logística confere o planejamento de cargas e imprimi um mapa de separação. Esse mapa contem todas as informações dos clientes e seus respectivos pedidos, ele irá auxiliar o carregamento na verificação dos produtos e separação das mercadorias da carga, senão houver a mercadoria o mapa é devolvido à logística que irá verificar se realmente há falta o produto, se sim a logística entra em contato com as outras filiais para estudar a possibilidade de transportar a mercadoria faltante para a filial que precisa. Se não houver o produto nas outras filiais, o corte é feito no faturamento do pedido é autorizado pela logística.
Se as mercadorias estiveremcorretas, o carregamento repassa o pedido ao faturamento que emite a NOTA FISCA ELETRÔNICA, DUPLICATA e/ou BOLETO BANCÁRIO).

Em seguida a logística, de acordo com o planejamento de cargas, libera as NF’s para o carregamento. No carregamento é feito uma segunda conferencia pedido à pedido das mercadorias, antes de serem carregadas ao caminhão, sempre enumerando NF e mercadorias de cada pedido porordem de entrega.
Liberado o caminhão da empresa para efetuar a entrega, o motorista junto com o cliente faz uma terceira conferência para minimizar os erros na entrega do produto. No ato da entrega o cliente, no caso de venda por boleto ou duplicata, assina o documento e o canhoto da NF para comprovação do recebimento. Se a venda for com pagamento à vista, o motorista recebe o dinheiro o clienteassina somente no canhoto da NF.
O motorista encaminha o canhoto da NF junto com o pagamento à vista, boleto ou duplicata assinada pelo cliente ao financeiro da empresa via malote em seguida o financeiro faz a conferencia e o encerramento da venda.
3. FLUXOGRAMA
4. ANALISE DO FLUXOGRAMA

Foi detectado nesse fluxograma, que o sistema da empresa é eficiente e possui seus processos bemdistribuídos de forma lógica e sequencial.
Cada fase do processo é essencial para que a qualidade na entrega do produto prevaleça, se caso uma delas falhar pode prejudicar o seu resultado final.
Os responsáveis por desenvolver cada processo são pessoas indicadas para executar o trabalho em questão, cada um em seu respectivo setor, consegue perfeitamente desenvolver a sua tarefa facilmente....
tracking img