Fluxograma e mapeamento de processos: estudo do caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Um processo é uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs e outputs claramente identificados, sendo enfim, uma estrutura para tomada de ações (Davenport, 1994). O processo também pode ser encarado como um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utiliza os recursos da organização para gerar os resultados definidos,de forma a apoiar os seus objetivos (Harrington, 1993).
Tanto o Fluxograma quanto o Mapeamento de Processos foram novas ferramentas metodológicas desenvolvidas a fim de se obter melhorias ao processo. Abordaremos essas duas técnicas neste trabalho.
O Fluxograma é uma representação gráfica utilizada para esquematizar e visualizar os sistemas. Mostraremos e especificaremos os diversos tipos deFluxograma, bem como suas vantagens e técnicas de elaboração.
O Mapeamento de Processos é uma ferramenta de gerenciamento e análise que objetiva melhorar os processos ou implantar uma nova estrutura visada para processos.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a aplicabilidade e a combinação dessas duas ferramentas como forma de fornecer uma visão mais transparente e completa do processo naprática. Aplicaremos essa teoria em um estudo de caso na Gerdau Cearense, uma empresa líder no segmento de aços longos e uma das pioneiras na utilização das técnicas de gestão da qualidade.
A metodología utilizada no trabalho é o estudo de caso, com Análise dos dados Qualitativa, Paradigma fenomenológico e Dados primários, pois no estudo de caso os dados foram obtidos direto na empresa




2FLUXOGRAMA
2.1 CONCEITO DE FLUXOGRAMA
Existem alguns tipos de representação gráfica que permitem esquematizar e visualizar os sistemas de forma racional, clara e concisa. Entre as técnicas de representação gráfica, a mais utilizada é o fluxograma.
Fluxograma, segundo Curry, é uma técnica de representação gráfica que se utiliza símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara eprecisa do fluxo, ou seqüência, de um processo, bem como sua análise e redesenho.
Podemos definir, de acordo com o autor, o fluxograma como sendo uma técnica de representação gráfica das tarefas que compõem um processo da organização. O fluxograma permite uma melhor visualização do fluxo de atividades de uma área específica da empresa.
Ele serve, principalmente, para fazer uma padronização dosprocedimentos administrativos. É realmente importante, pois os padronizando é mais fácil controlar as atividades de cada área e descobrir possíveis erros em suas realizações. Descrevendo as pequenas tarefas da empresa, facilita o entendimento de como o todo funciona e mostra os aspectos mais importantes da organização.
Fluxograma, segundo a autora Djalma de Pinho, tem como objetivo padronizar arepresentação dos métodos e os procedimentos administrativos; maior rapidez na descrição dos métodos administrativos; facilitar a leitura e o entendimento; facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes; maior flexibilidade; e melhor grau de análise. Ele objetiva evidenciar a seqüência de um trabalho, permitindo a visualização dos movimentos ilógicos e a dispersão de recursosmateriais e humanos.
Segundo Cury, em seu livro Organização e métodos: Uma perspectiva comportamental, o fluxograma surgiu a partir da necessidade de substituir os relatórios, expressos em palavras por uma representação esquemática, possibilitando uma visualização dos eventos de forma racional e sistematicamente organizada.
De acordo com a autora Djalma de Pinho, o fluxograma possui uma série devantagens, que podem ser resumidas em:
a) Apresentação real do funcionamento de todos os componentes de um método administrativo. Este aspecto proporciona e facilita a análise da eficiência do sistema
b) Possibilidade da apresentação de uma filosofia de administração, atuando, principalmente, como fator psicológico
c) Possibilidade de visualização integrada de um método administrativo, o...