Fluxograma operacional de aves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Bandeirante de São Paulo/ Uniban-Anhanguera
Curso:Medicina Veterinária Disciplina: Tecnologia de Produtos de Origem Animal
Prof: Ercilia Calil



















Fluxograma do Abate de Aves




Caroline Taveira – R.A: 080101720


















Abril de 2012
Bibliografia:
GONÇALVES, R. Cintia; Fluxograma do abate de aves;acessado em 06 de Abril de 2012.










Fluxograma do Abate de Aves











































• Captura e Embarque dos frangos.

• Pega ou Apanha:
É o inicio do processo de pré-abate dos animais e onde as preocupações devem começar, pois é onde os animais estarão susceptíveis a iniciar processo de estresse. A captura dofrango durante a retirada das aves do galpão para o abate, é um trabalho que a primeira vista pode parecer fácil, mais que no fundo exige muito treinamento e força física por parte das pessoas contratadas para este tipo de tarefa. A captura é uma etapa importante e interfere diretamente na qualidade da carcaça e no custo final do frango. A “pega” manual prevalece como forma de apanha e é a maisutilizada na produção de frango de corte. A mecanização ainda é anti-econômica em função dos elevados investimentos em equipamentos apropriados (LEANDRO et al, 2001).

• Transporte:
Após a captura, a etapa seguinte é a de transporte das aves.
Embora a apanha, ação de colocar a ave no engradado, e o carregamento são os processos que mais causam injúrias físicas às aves, o transporte também éreportado como um processo que afeta o bem-estar desta espécie. O transporte é realizado em caminhões comuns, utilizando-se caixas plásticas para contê-las. É necessário se atentar principalmente para os aspectos ambientais: temperatura e velocidade do vento, para que problemas como a morte de animais não ocorra durante a viagem (CONTRERAS, 2002).

• Recepção e Espera:
Ao chegar, a carga é pesada naportaria do abatedouro, recebe uma ducha com água sob a temperatura ambiente por aproximadamente dez minutos, em período de clima quente e, em seguida é descarregada manualmente ou mecanicamente em plataforma de recepção dotada de ventilação natural ou artificial. Muitos abatedouros utilizam aspersores de água, que tem como finalidade criar um ambiente ameno na recepção (BERAQUET, 1994). Éfundamental que logo que os animais cheguem no abatedouro, os caminhões se dirijam até os “galpões de espera”, equipados com ventiladores e nebulizadores, além de uma iluminação de baixa intensidade, tudo para garantir que o tempo de espera das aves para o abate seja o menos estressante possível. Embora seja recomendável um tempo curto de espera, para que as aves possam ser abatidas em condições menosavançadas de estresse, elas devem permanecer no galpão apenas o tempo mínimo necessário para garantir o fluxo de abate do frigorífico e este tempo deve ser monitorado (PORTARIA Nº. 210, 1998).
• Desembarque:
De acordo com SILVEIRA e SOUZA (2000), o estresse durante o desembarque é semelhante ao do embarque, em ambos os casos a adequação das instalações da plataforma de recepção dos animais doabatedouro é de suma importância. Enquanto a ave sobe a rampa, sua média de batimento cardíaco aumenta linearmente com a inclinação da rampa. Além desse aspecto, contusões podem ocorrer quando há quedas das aves ao proceder o desembarque.

• Pendura:
Esta área deve estar instalada em local coberto, protegido de ventos e da incidência de raios solares. A luminosidade deve ser reduzida, mantendo oambiente escurecido. Segundo BERAQUET (1994), deve-se manter baixa a iluminação na área de atordoamento e matança, a fim de minimizar a excitação das aves. Para este ambiente, iluminação azul ou vermelha é a ideal. O setor de pendura deve ser um ambiente com o mínimo de ruídos possíveis, evitando assim qualquer tipo de excitação, a iluminação deve ser de baixa intensidade, feita por lâmpadas frias...
tracking img