Fluxograma.de produção de refrigerantes

693 palavras 3 páginas
Objetivo:
• Sintetizar a aspirina na sala de aula.

Propriedades
Fórmula química
C9H8O4
Massa molar
180.14 g mol-1
Densidade
1,39 g/cm3
Ponto de fusão
135 °C
Ponto de ebulição
140 °C

• O ácido salicilico provoca dores de abdominal e perturbação mental

• O anidrido acético provoca queimaduras, conjutivite, vomito, bronquite.

Material necessário:
Papel de filtro
Balão de fundo redondo de 250 ml
Béquer 500 ml
Pipeta e pompete
Funil de Buchner
Ácido sulfúrico concentrado
Anidrido acético

Introdução
O ácido acetilsalicílico (em latim acidum acetylsalicylicum) é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetar. É, em estado puro, um pó de cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter.
Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a Aspirina. O seu nome foi obtido da seguinte maneira: A vem de acetil; Spir se refere a Spiraea ulmaria (planta que fornece o ácido salicílico); e o in era um sufixo utilizado na época, formando o nome Aspirin, que depois foi aportuguesado para Aspirina. Em alguns países, Aspirina é ainda nome comercial registrado, propriedade dos laboratórios farmacêuticos da Bayer para o composto ácido acetilsalicílico. A aspirina é uma droga de ação farmacológica . As industrias farmacêuticas fabricam com ela muitos tipos de medicamentos , transformando através de aparelhagens especias o produto sólido em comprimidos .
É o medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo. Em 1999 a Aspirina completou 100 anos.

Procedimento experimental:
Coloque no balão seco 5 g de ácido salicílico e 10 ml de anidrido acético. Adicione á mistura 2ml de ácido sulfúrico concentrado, que servirá como doador de protão, para processar a reacção mais rapidamente. Agite a mistura e aqueça-a em banho-maria à temperatura de 70-80ºC durante 15

Relacionados